O convite informal do prefeito Dermeval Neto (PTdoB) para um encontro em seu gabinete com os 12 vereadores na próxima terça-feira, 25, às 11h, foi rejeitado pelo plenário da Câmara na sessão de quinta-feira, 20. A decisão contrária ao encontro entre os dois poderes—requisitado pelo chefe do Executivo para discussão das reivindicações formuladas pelo movimento “Eu luto!”, ocorrido na terça-feira, 18—foi adotada com o voto de sete vereadores. Quatro parlamentares se posicionaram favoravelmente. Na tarde desta sexta-feira, 21, com a decisão do encontro já rejeitada, a Câmara enviou dois vereadores à Prefeitura—Cláudio Damião e Isaque Demani—para protocolar o documento entregue pelos manifestantes aos vereadores. No protocolo, os vereadores querem que seja marcada uma audiência pública do prefeito com o movimento “Eu luto!”, com a participação da Câmara.
O episódio demonstra haver um grande distanciamento político entre o prefeito e a maioria dos vereadores. Ainda nesta sexta-feira, no início da manhã, os vereadores tentaram entregar o manifesto na Secretaria Municipal de Governo e também no gabinete do prefeito Dermeval mas, em ambos os locais, foram orientados a procurar o Departamento de Protocolo da Prefeitura. Como os vereadores não puderam esperar a abertura ao público do referido protocolo, já que tinham nova oitiva na CPI da Tragédia, só retornaram à Prefeitura por volta das 14h30. Segundo informações, o prefeito Dermeval não estava no município nesta sexta-feira, mas foi informado sobre o desenrolar dos acontecimentos através de telefonemas de sua assessoria.
Após a sessão de quinta-feira, quando o encontro com o prefeito foi rejeitado, a Câmara expediu uma nota à imprensa intitulada “Vereadores cobram junto com manifestantes medidas da Prefeitura para o período das chuvas”. Na nota, os vereadores destacam ter subescrito o texto do manifesto “Eu luto!”, entregue na Câmara na última terça-feira, 18.
“Na sessão de quinta-feira, a Câmara Municipal de Nova Friburgo, em cumprimento às suas funções constitucionais, reiterou requisição para que a Prefeitura tome as providências necessárias de prevenção à catástrofe no período de chuvas que se aproxima. Em harmonia com a população que compareceu à sessão plenária do último dia 18, uma comissão de vereadores encaminhou ao prefeito documento do movimento popular “Eu Luto!”, que apresenta reivindicações já cobradas pela Câmara Municipal desde o pós-tragédia”, destaca.
A nota da Câmara reitera um trecho do manifesto: “Estamos reivindicando que esta Casa Legislativa encaminhe ao Exmo. Sr. Prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barbosa Moreira Neto um pedido de audiência pública para prestar esclarecimentos à população desta cidade sobre as medidas e ações realizadas pela Prefeitura para prevenção da catástrofe socioambiental no município, bem como solicitar que seja iniciado, imediatamente, um plano de ação visando proteger os moradores”, encerra.
* VER COLUNA COMPLETA EM 'BASTIDORES DA POLÍTICA - 22 A 24 DE OUTUBRO 2011'
Deixe o seu comentário