A mesa diretora do Comitê de Gestão Estratégica – Verão 2012 se reuniu nesta segunda-feira, 10, para dar prosseguimento ao debate que visa elaborar planos de contingência para casos emergenciais em Nova Friburgo. A reunião aconteceu no auditório da Firjan e contou com a presença de empresários e autoridades locais, com destaque para comandante do 6° Grupamento de Bombeiros, coronel Emmanoel Palencia Barbosa, o coordenado da Defesa Civil, tenente-coronel João Paulo Mori, o representante do Hospital São Lucas, Sérgio Seixas, o empresário e conselheiro regional da Firjan, Antônio Carlos Cordeiro, e o empresário e vice-presidente de Comércio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro.
Antônio Carlos Cordeiro começou a reunião alertando que, embora diversas comunidades já tenham sido contempladas com treinamentos de evacuação, a maioria das empresas friburguenses não possui nenhum preparo para situações como essa. Segundo Antônio Carlos, é imperativo que haja treinamento do maior número de pessoas para evitar pânico no caso de fortes chuvas.
O coronel Palencia fez uma apresentação sobre as ações que devem ser pensadas para a eventualidade de fortes chuvas no verão 2012, tais como: “Existe plantão 24 horas na Secretaria Municipal de Obras? Quais são os planos de contingência das concessionárias de serviços públicos?”. E, para finalizar, o coronel deixou a todos uma mensagem otimista: “Fiquem tranquilos, quando todos os nossos planos estiverem concluídos, seremos uma referência nacional sobre o que é reconstruir uma cidade”.
A pauta da reunião volta a ser debatida nesta sexta-feira, das 9 às 11 horas, no Nova Friburgo Country Clube. A palestra “Verão 2011/12 – Chuvas, Ações e Prevenções nas Empresas” é gratuita. A responsabilidade das empresas no planejamento de emergência e prevenção de perdas humanas e materiais será um dos temas em destaque.
Deixe o seu comentário