EM BOA hora a Prefeitura anuncia a recuperação dos jardins da Praça Getúlio Vargas dando continuidade ao processo de reconstrução da cidade após a chuva de janeiro. Atingida duramente, a praça está sendo revitalizada com o plantio de grama e flores ornamentais. Trata-se de um trabalho que tem tudo para agradar os friburguenses e turistas cuidando deste patrimônio que é orgulho de todos.
HÁ ANOS A VOZ DA SERRA vem relatando a degradação lenta da principal praça de Nova Friburgo, símbolo de um passado histórico iniciado pelo Barão de Nova Friburgo e brilhantemente registrado na sua beleza arquitetônica pelo paisagista francês Auguste Glaziou. Agora, a “catedral dos eucaliptos” pode suspirar por novos dias. Pelo menos é o que promete o governo municipal.
O PRIMEIRO passo foi dado com a integração de diversas secretarias do governo e autoridades da área de segurança, com o intuito de buscar soluções para o cuidado das praças centrais, além da Getúlio Vargas, como a do Suspiro e a Dermeval Barbosa Moreira. E uma das primeiras medidas foi a reorganização das feiras de artesanato existentes nos locais. Uma medida correta de ordem urbana.
A PRAÇA Getúlio Vargas é um símbolo que não pode ser desprezado. Ícone do turismo friburguense, ponto de encontro de jovens e adultos, espaço aberto para a criançada, a praça, que por muito tempo deixou de ser o maior atrativo para quem visita a cidade, pode se transformar naquele local aprazível, seguro e confortável de outrora. O espaço ganha agora a proteção do governo.
ASSIM como a Getúlio Vargas a Praça do Suspiro vem ganhando atenção especial. Ponto de grande concentração turística, o local é sinônimo de atrativos como o Corredor Cultural e o comércio de moda íntima, sem falar no espaço de encontro da terceira idade friburguense, o centro de convivência no Clube de Xadrez. Por tantos adjetivos, o Suspiro não poderia, mesmo, ficar fora do foco das atenções do governo.
A CULTURA e o turismo devem andar de mãos dadas no governo, promovendo o que há de melhor para friburguenses e turistas. As praças públicas revelam que a cidade tem a oferecer e o abandono reflete também o descaso para outras áreas de interesse público.
A REVITALIZAÇÃO desses espaços, portanto, como está sendo promovido pelo prefeito Dermeval Neto é um passo decisivo para tornar Nova Friburgo uma cidade agradável tanto por suas belezas naturais quanto pelo cuidado dos administradores por seu rico patrimônio. É preciso resgatar a importância do município como polo turístico e as praças são um cartão-postal que demonstram essa atenção.
Deixe o seu comentário