É de conhecimento geral a necessidade de proteção contra os raios ultravioletas para evitar o câncer de pele. A importância de uma alimentação saudável também é sempre lembrada, mas a maioria das pessoas esquecem que os olhos também necessitam de atenção e cuidado. Com a proximidade do Dia Mundial da Visão, que será comemorado no próximo dia 13, especialistas alertam que é necessário garantir uma saúde visual por toda a vida. Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady, todos, sem restrição de idade, devem fazer algum tipo de prevenção para evitar problemas com os olhos. “Os cuidados devem ser tomados desde o nascimento até a idade adulta. No recém-nascido, por exemplo, é importante que seja realizado o teste do reflexo vermelho, o popularmente chamado ‘teste do olhinho’”, explica Sáfady.
Segundo ele, nos primeiros anos de vida, é importante ainda que os pais observem se os filhos possuem desvios nos olhos ou atitudes que possam evidenciar a dificuldade de visão, por exemplo, o hábito que algumas crianças possuem de aproximar o livro dos olhos, ver televisão muito de perto, confundir o “0” com o “8”, o “M” com o “N”, etc. Já na idade adulta, deve ser feito o exame oftalmológico sempre que o paciente detectar algum sintoma estranho ou tiver qualquer incômodo nos olhos. “É importante ressaltar que a consulta com um médico oftalmologista deve ser feita com frequência, principalmente, para aqueles que estão na faixa dos 40 anos. Nessa idade a realização de consultas de rotina é extremamente importante, pois nessa fase será realizado o exame de fundo de olho e a medição da pressão intraocular. Ambos são fundamentais para a prevenção precoce do glaucoma, além de outras patologias”, alerta.
Um dos vilões para a saúde visual é o traumatismo físico durante a infância, causado pela brincadeira das crianças com objetos pontiagudos, e também o traumatismo químico, no qual os olhos têm contato com substâncias nocivas. “Manter produtos químicos longe das crianças e orientar adultos a usar equipamentos de proteção em atividades domésticas é de suma importância”, conclui Sáfady.
Tecnologia X Saúde visual
Atualmente, nosso dia a dia é mediado por diversas tecnologias que afetam a visão, como computadores, celulares, tablets, etc. De acordo com o médico, essas tecnologias não fazem mal à visão, o que acontece é que os olhos humanos não estão preparados para tanto esforço de perto. “As novas tecnologias nos fazem ler mais que qualquer outra época, com letras e contrastes maiores ou menores. Esse maior esforço da visão gera o que chamamos de síndrome do esforço ergonômico”, explica Sáfady, acrescentando que, para amenizar o problema é importante seguir as orientações do oftalmologista que irá indicar algumas regras para o trabalho de perto e também lentes para óculos que ajudaram a aliviar os sintomas de cansaço e ardência nos olhos.
Deixe o seu comentário