Maternidade de Nova Friburgo solicita doação de leite humano para salvar vidas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Maternidade de Nova Friburgo solicita doação de leite humano para salvar vidas
Maternidade de Nova Friburgo solicita doação de leite humano para salvar vidas

Fotos e texto: Alex Sandro Santos

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Leite Humano, 1º de outubro—data instituída pelo Ministério da Saúde do governo federal do Brasil—, a Maternidade de Nova Friburgo realizou na manhã de quarta-feira, 5, palestra às mães hospitalizadas na própria maternidade e às doadoras de leite humano que contribuem para suprir a grande demanda deste precioso e inigualável líquido.

Segundo Drª Eunice do Amaral, existem hoje sete bebês prematuros necessitando muito deste tipo de leite e há somente 15 doadoras em Nova Friburgo que contribuem para garantir a qualidade de vida destas crianças. Cerca de 150 bebês nascem todo mês na maternidade e é de extrema necessidade manter o banco de leite com estoque. “O leite humano pode ser guardado por até seis meses, pasteurizado, mas hoje não conseguimos guardar nem por um dia, pois o leite já chega tendo que ser direcionado aos bebês prematuros”, disse a médica, afirmando ainda que quanto mais leite se tira do peito muito mais retorna, e que por conta dessas doações a mortalidade de recém-nascidos em Nova Friburgo caiu bastante. Segundo Drª Eunice, que atua na área de pediatria, não existe leite fraco. O leite gerado pela mãe é o melhor alimento para o bebê, pois nele existem todas as vitaminas e substâncias essenciais à boa nutrição da criança.

Na ocasião foi apresentado vídeo do Ministério da Saúde informando as mamães participantes sobre a importância do aleitamento materno e a comprovação de que amamentar, além de zelar pela boa saúde do bebê e tecer laços afetivos extraordinários entre mãe e filho, contribui para reduzir as chances de câncer de mama. Ao fim do vídeo, a dentista Mônica aproveitou a oportunidade para falar sobre a saúde bucal das crianças, que precisam desde cedo acostumar-se com a higienização da boca. Ela falou também dos danos causados pelas chupetas e mamadeiras e sanou algumas dúvidas das mamães participantes.

Outra necessidade do Hospital Maternidade Nova Friburgo são os recipientes de vidro utilizados para armazenar o leite: pode ser de maionese e/ou café solúvel, com tampa de plástico. Vale frisar que não pode ter tampa de metal. Antes de serem usados, os recipientes necessitam ser aquecidos para fazer a esterilização por completo. Sendo assim, a doação de qualquer quantidade deste material é muito bem recebida pela maternidade.

Como fazer para se tornar uma doadora de leite humano e ajudar a salvar vidas

Basta ir à Maternidade de Nova Friburgo, na Rua Antônio Fernandes Moreira 12, Centro, e preencher um cadastro, a partir do qual a doadora receberá algumas informações sobre o ato da coleta do leite, que exige alguns cuidados importantes, assim como a higiene, pois até mesmo um fio de cabelo pode contaminar todo o leite.

Em casa, a doadora receberá um pote de vidro e, gradativamente, deverá enchê-lo com o leite. Até completar todo o vidro, o leite permanecerá no congelador. Periodicamente, a própria maternidade vai à casa da doadora para recolher o leite humano.

Quem desejar maiores informações, basta entrar em contato direto com a maternidade pelos telefones 2522-0514 e 2522-9345.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade