Centro de Referência da Mulher está sob nova coordenação

quarta-feira, 12 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) O prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Neto, convidou a advogada Rosângela Cassano para assumir há um mês (13 de setembro) a coordenação administrativa do Centro de Referência da Mulher, uma vez que já respondia pela Coordenação Jurídica do Crem. Além de formar uma nova equipe com profissionais qualificados, outras medidas foram tomadas, entre elas a criação de um e-mail institucional, com acesso livre aos membros da equipe, visando a democratização da comunicação. Para Rosângela, o e-mail também será um importante canal de comunicação com a comunidade.

Além da advogada, a equipe está formada por: Sandra de Souza Dias (acolhedora), Dinah Muniz Baptista M. de Souza e Gisele Rocha de Almeida (setor administrativo), Sarah Slivestre de Oliveira (assistente social), Rosana Amância Maia Silva, Marina Pimentel Machado e Grasiela Mafort Emrich (psicólogas voluntárias da Universidade Estácio de Sá). Outra ação imediata foi reservar um espaço às crianças, incluindo brinquedos para proporcionar um ambiente acolhedor e alegre. Rosângela justifica a adequação de uma sala em função de mães, que muitas das vezes não tem com quem deixar as crianças em segurança, enquanto busca soluções para a sua situação.

Representatividade

A advogada está empenhada na participação do município na Conferência Estadual dos Direitos da Mulher, que ocorrerá no Rio de Janeiro de 21 a 23 deste mês, em local a definir. Outra conquista que merece empenho da equipe, segundo Rosangela Cassano, é a instalação do Conselho Municipal da Mulher em 23 de setembro, tendo como presidente Laura Beatriz Oliveira.

O Conselho possui as seguintes representações: secretarias municipais de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Educação e Saúde; Centro de Referência da Mulher; Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT - Hanna Suzart; Associação de Engenheiros e Arquitetos; Ordem de Advogados do Brasil/RJ; Rádio Comunidade Friburgo 104.9 FM; Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun-Okê; Tenda Espírita Vovó Chica de Minas; Tecle Mulher; Diálogo por Novas Relações Sociais; Pestalozzi; Anastácia; Associação de Moradores da Jardinlândia; e Associação de Moradores e Amigos da Ponte da Saudade. As reuniões acontecerão sempre na primeira sexta-feira de cada mês, às 16 horas, na Fundação Natureza, localizada no Edifício Oswaldo Cruz - terceiro andar (Av. Alberto Braune).

Coordenação

Rosângela conhece bem o Crem (criado em 2006) por atuar há quatro anos como advogada do Centro. “Em 2010 foram feitos 340 atendimentos e hoje estamos perto dos 200, o que significa que deve passar do número de atendimentos do ano passado. Estamos mantendo um canal direto com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam); firmando parcerias para fortalecer o que chamamos de ‘rede’; colocamos os computadores em rede, com acesso à impressora; o arquivo está em ordem; e não deixamos de participar de qualquer evento importante para o nosso trabalho”, informa a advogada.

Referente à ação futura, a coordenadora pretende provocar uma reflexão sobre a possibilidade de ser criado um espaço dentro da própria rede para os “filhos da violência”. “Refiro-me às crianças e adolescentes que são criados em lares com violência e que nós não temos dentro da rede um local para encaminhamento”, complementa Rosângela Cassano.

Os contatos do Centro de Referência da Mulher—Crem—estão à disposição de toda a população: crem@pmnf.rj.gov.br (e-mail institucional); telefone (22)2525-9226. Endereço: Av. Alberto Braune 223 (antiga rodoviária, ao lado da Prefeitura). Rosangela ressalta que qualquer outro e-mail de contato do Crem anteriormente divulgado deve ser desconsiderado e substituído pelo institucional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade