Henrique Amorim
Com poucas ruas, o loteamento São Cristóvão, situado entre os bairros Duas Pedras e Jardinlândia, é confundido por muitos como parte integrante do Lazareto, mas a maioria das famílias que residem lá se conhecem pelo nome e a comunidade garante que tem no loteamento um recanto aprazível, dotado ainda de um minimercado e a linha de micro-ônibus Centro-São Cristóvão. Mas o loteamento reúne problemas comuns a todos os demais bairros de Nova Friburgo. Logo no acesso ao São Cristóvão, na Rua João Cruzal Amorim, um buraco aberto recentemente para o conserto de um vazamento na rede de abastecimento de água preocupa moradores, pois está localizado bem numa curva sinuosa e de ladeira bastante íngreme.
“O conserto do vazamento demorou, mas, enfim, foi feito. Tomara que para fechar o buraco não haja muita demora, pois poderá acontecer um acidente grave nesse local. Os motoristas têm que acelerar para conseguir subir e fazer essa curva ao mesmo tempo. Quem não conhece o local pode acidentar-se, principalmente à noite”, observa um morador, lembrando a necessidade de sinalização do tal buraco no início da ladeira. Na mesma rua, próximo à igreja de São Lázaro, um bueiro entupido junto à descida de uma escadaria de servidão também preocupa os moradores temerosos com a proximidade da época de chuvas fortes.
“Sempre que ocorrem temporais, essa escadaria vira uma perfeita enxurrada e com o entupimento do bueiro aliado a muita terra e lixo, acontecem grandes alagamentos. A força das águas junto com uma nascente que existe no local já promove infiltrações em algumas casas vizinhas”, informou outro morador, lembrando que o loteamento foi poupado no 12 de Janeiro. Apenas uma casa no rodo da Rua João Cruzal Amorim foi atingida pelo deslizamento de uma encosta. Ele disse ainda que o entupimento do bueiro já foi comunicado à Prefeitura, que incluiu o São Cristóvão no roteiro dos mutirões de limpeza e desobstrução de redes de esgoto. Outra reivindicação da comunidade do loteamento São Cristóvão é a necessidade de recapeamento do calçamento de paralelepípedos das ruas João Cruzal Amorim e José Amorim. Na Rua Altamiro Martins Ouriques, já no acesso ao loteamento Vila Rica, o piso junto a uma tampa de galeria está afundando.
No Loteamento São Cristóvão, visitado por nossa reportagem na última terça-feira, 27, observa-se ainda situações cotidianas muito comuns aos demais bairros periféricos de Nova Friburgo e do distrito de Conselheiro Paulino: a dificuldade de tráfego com ruas estreitas. No São Cristóvão, sempre que um caminhão se encontra com o micro-ônibus em sentido contrário, é preciso fazer-se manobras e percorrer trechos de ladeiras em marcha a ré—um risco a mais para os moradores que são obrigados a caminhar pelas pistas devido a inexistência de calçadas em alguns trechos.
O loteamento também é carente de áreas de lazer. Próximo à igreja, um minicampo de futebol foi improvisado num terreno baldio e as partidas de futebol ocupam ainda um trecho da Rua João Cruzal Amorim. A coleta de lixo, que acontece às terças, quintas e sábados, é elogiada pela comunidade. Nesses dias, pela manhã, porém, as lixeiras costumam ficar abarrotadas até a passagem do caminhão coletor.
Deixe o seu comentário