Leonardo Lima
O 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) recebeu na tarde da última terça-feira, 27, a doação de 60 lanternas de cabeça. A iniciativa foi da Cruz Vermelha, que se solidarizou com a corporação após as operações para conter o incêndio no Caledônia, nas últimas semanas. “O Corpo de Bombeiros teve dificuldades em agir de madrugada em um local sem iluminação, tendo que segurar a mangueira para conter o incêndio e lanternas ao mesmo tempo. Eles nos solicitaram 50 lanternas e estamos doando dez a mais, como reservas”, explica o coordenador da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, Luiz Cláudio Rosa.
De acordo com ele, esses equipamentos (que em Nova Friburgo custam em torno de R$ 25 a unidade) foram adquiridos junto ao fabricante pelo valor de R$ 3. “Além dessa doação ao Corpo de Bombeiros, começaremos a doar esta semana outras mil lanternas de cabeça à população carente do município. A associação de moradores de cada bairro é quem está nos indicando quem possui laudo da Defesa Civil e irá receber a doação”, conta Luiz Cláudio, que revela que os recursos para a aquisição das lanternas foram provenientes da 1ª Festa da Primavera, realizada este mês, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Quem se mostrou extremamente grato com a doação foi o comandante do 6º GBM, o tenente-coronel Luiz Emanuel Palencia. “Vocês não sabem o quanto isso resolve uma séria dor de cabeça nossa. Recentemente tentamos comprar essas lanternas e só achamos duas”, afirma o comandante. Segundo ele, as mangueiras das viaturas são enroladas e fazem com que os bombeiros fiquem com as duas mãos ocupadas. “Criamos um sistema para mudar isso. Principalmente em operações de fogo no mato é preciso ter uma das mãos livres. Agora isso está resolvido. É uma alegria muito grande ver que essa parceria com a Cruz Vermelha tem trazido resultados tão positivos”, completou.
Deixe o seu comentário