Através de informações anônimas passadas ao 11ºBPM, policiais do Patamo 2 prenderam em flagrante na tarde de terça-feira, 27, num bar do Loteamento Jardim dos Reis, no bairro Nova Suíça, o acusado de tráfico Jonathan de Jesus Conceição Araújo, o Jota Jota (JJ), 23 anos. Ele já era procurado pela polícia devido a quatro mandados de prisão expedidos desde 2008 pela Vara Criminal de Nova Friburgo, e foi surpreendido quando bebia cerveja. JJ estava com quatro sacolés com pedras grandes de cocaína no bolso e que, de acordo com a experiência policial, costumam ser comercializadas por traficantes a R$ 50 cada nas bocas de fumo do município. O rapaz não esboçou reação e ainda negou ter envolvimento com o tráfico. Na mesma operação, a equipe integrada pelo sargento Sainato, o cabo Demani e os soldados Severo e Labre apreenderam um adolescente de 12 anos, que confessou aos PMs ter sido aliciado por JJ há cerca de um ano e meio e obrigado a vender drogas no Jardim dos Reis. Com o garoto foram recolhidas 60 trouxinhas de maconha numa sacola plástica enterrada num terreno próximo a uma casa na Rua Hélio da Silva Canto.
Os policiais do Patamo 2 chegaram até o adolescente graças a denúncias feitas por telefone durante a operação. Ao ser interceptado, o menor inicialmente negou sua participação no tráfico, mas em seguida confessou aos PMs que vendia drogas para JJ. Na 151ª DP o menor, ao prestar depoimento, junto à mãe, relatou, chorando, o que já havia confirmado ainda em Nova Suíça aos policiais militares. A mãe do menor, inclusive, confirmou que ele já teve passagens recentes pelo Conselho Tutelar de Nova Friburgo.
O conteúdo do depoimento de JJ não foi revelado pelos policiais civis de plantão na Delegacia Legal. De acordo com investigações da polícia, ele pertenceria à quadrilha do traficante mais procurado pela polícia em Nova Friburgo, Baú, apontado ainda como o chefão do tráfico no Alto de Olaria. O rapaz foi encaminhado à carceragem da Polinter, no bairro Vila Amélia, e posteriormente será transferido para uma unidade prisional do Estado. JJ também era procurado pela polícia por conta de uma tentativa de assassinato, ocorrida há cerca de três anos, na Via Expressa, no bairro Olaria. Já o menor foi encaminhado pelo delegado de plantão na 151ª DP à Promotoria da Infância e Juventude de Nova Friburgo.
Delegacia Legal ainda
não tem telefone fixo
Dezesseis dias após a inauguração da Delegacia Legal de Nova Friburgo, a nova sede da 151ª DP, na Avenida Presidente Costa e Silva, ao lado do Sesc, no bairro Vila Nova, ainda não teve a linha de telefone fixo instalada pela concessionária de telefonia no Estado, a Oi/Telemar. O atraso na instalação da linha vem prejudicando a rotina administrativa da delegacia, assim como a população, que não pode sequer fazer denúncias aos policiais de plantão. Todas as comunicações administrativas entre os policiais têm sido feitas por telefones celulares dos próprios inspetores. Os antigos telefones da 151ª DP—2522-5716, 2533-0880, 2533-5268 e 2533-0333—estão inoperantes.
Ao tentar algum contato através dessas linhas, sequer são emitidas mensagens eletrônicas dando conta de pelo menos alguma outra linha fixa para o recebimento de recados ou denúncias, ou ainda para contato direto com outro setor da Polícia Civil no município. A Secretaria de Segurança Pública informa apenas que a instalação do telefone na Delegacia Legal está sendo providenciada, assim como a aquisição de computadores para implantação plena do novo sistema informático da 151ª DP.
Deixe o seu comentário