(SECOM) Mais uma reunião do Gabinete de Segurança Pública (GGI/M) foi realizada, na quinta-feira, 22. Desta vez, na sede do Batalhão Tiradentes da Polícia Militar. Estavam presentes os representantes dos conselhos comunitários, OAB, Defesa Civil, Secretaria de Ordem Urbana, Guarda Municipal e polícias Civil e Militar.
A reunião foi aberta pelo coronel Hudson de Aguiar Miranda, secretário municipal de Ordem Urbana, que, representando o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, bem como a hospitalidade do tenente-coronel Marcelo Freimann, que gentilmente cedeu as instalações para a realização de evento.
SUCESSO EM SEGURANÇA PÚBLICA
Freimann foi convidado pelo secretário executivo do GGI para explanar aos presentes os detalhes da redução dos índices de criminalidade alcançada pelas polícias em Nova Friburgo—o que resultou na premiação em dois mil reais para cada policial da unidade e também para os policiais civis. Freimann explicou que os índices de redução propostos como metas pela Secretaria de Segurança do Estado tratam, sobretudo, dos crimes violentos (como homicídio, latrocínio e autos de resistência) e, que na maioria dos casos, a redução proposta foi atingida, e em alguns outros até mesmo superados.
O desempenho dos policiais militares foi elogiado por seu comandante e por todos os presentes, que reconheceram os esforços para o alcance das metas, e também a melhoria da segurança da população friburguense e dos turistas.
Em seguida, foi dada a palavra ao delegado titular da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Dr. Celso Couto, que falou sobre os avanços da instituição em Nova Friburgo, com a tão esperada inauguração das Delegacias Legal e de Atendimento à Mulher (Deam).
O Dr. Couto atualizou os integrantes do gabinete quanto aos esforços que tem empreendido em toda a região, visando a melhoria dos serviços prestados à população. Mencionou o aperfeiçoamento proposto para os serviços de perícia e liberação de corpos em que a meta estabelecida por ele é de atendimento no local do crime em até uma hora, e a liberação do corpo será feita logo depois de realizados os procedimentos médico-legais necessários. Quanto ao atendimento no Instituto Médico Legal, estabeleceu a liberação de corpos até 10 horas da manhã, diariamente, argumentando que os parentes merecem toda a consideração e colaboração da Polícia Civil num momento tão delicado e difícil.
Celso Couto informou ainda da movimentação para Cordeiro de um dos delegados da 151ª DP (Dr. Robson Pizzo Braga) por motivo de aposentadoria do titular da unidade da cidade vizinha. Afirmando que está trabalhando junto à chefia de polícia para preencher a vaga deixada, bem como ampliar o quadro de legistas da regional que hoje são de apenas três.
O secretário executivo do gabinete, André Luis S. Santos, elogiou os esforços de ambos, afirmando mais uma vez que Nova Friburgo vive um momento privilegiado em termos de segurança pública, não só pelos investimentos feitos pela Secretaria Estadual de Segurança, mas por ter hoje “as pessoas certas nos lugares certos e interagindo entre si em benefício da segurança do município e da região”.
André Luis aproveitou para informar a todos os membros do Gabinete que a Delegada Titular da recém-inaugurada Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Dra. Grace Arruda, foi convidada e aceitou compor o gabinete, como representante daquela unidade especializada.
CASA DE CUSTÓDIA
Com o anúncio feito pelo governador Sérgio Cabral, na semana passada, sobre o adiantado estágio do projeto da casa de custódia no município do Carmo, veio à discussão a necessidade de retomada do projeto da casa de custódia em Nova Friburgo.
Em se confirmando a hipótese da casa de custódia a ser construída no Carmo, ser a unidade que atenderá a região Centro-Norte fluminense (incluído Nova Friburgo) tanto o comandante da PM quanto o delegado regional, manifestaram preocupações no que tange ao transporte dos presos até aquela unidade, que resultaria num dispêndio de viaturas e policiais fundamentais ao policiamento ostensivo tanto de Nova Friburgo (que representa cerca de 70% dos presos na região) quanto das demais cidades da região atendidas pelo 11º BPM.
O representante da OAB manifestou que a ordem foi precursora no pedido de uma casa de custódia em Nova Friburgo e vê também com preocupação a possibilidade do projeto ser novamente engavetado.
O delegado regional registrou que as tratativas feitas recentemente com o prefeito Dermeval Barboza Moreira foram bem-sucedidas e que percebe por parte do governo municipal a receptividade do projeto e o entendimento de que não se trata mais apenas de uma questão secundária, mas um assunto prioritário no caminho do desenvolvimento pleno de uma política de segurança pública de longo prazo que passa também pela questão carcerária.
Ficou ajustado que os membros do gabinete buscarão informações sobre a eventual interrupção do projeto da casa de custódia de Nova Friburgo para discutir a questão em bases mais sólidas na próxima reunião do GGI/M.
INVESTIMENTOS NO SOCORRO DE VÍTIMAS
O secretário executivo em vista do que foi debatido na última reunião, informou a todos do andamento das aquisições de equipamentos e serviços para o uso tanto da Defesa Civil Municipal quanto da Guarda Municipal em caso de emergência.
Uma lista de 56 tipos de itens, elaborada pelo próprio secretário, que é também comandante da Guarda Municipal, foi apresentada ao prefeito, aprovada e já se encontra em processo de aquisição.
Os equipamentos vão desde barcos infláveis a motosserras, passando por megafones, cordas, capacetes e demais materiais de escalada, boias de resgate, mochilas especiais de primeiros socorros, kits com pranchas e material de imobilização e resgate de feridos, capas de chuva, bombas e abafadores para combate a incêndio, geradores e 15 quilômetros de lonas plásticas para proteção emergencial de encostas.
Também foi informado que está em processo de aquisição o software de gestão de Defesa Civil e Segurança Pública apresentado na reunião anterior ao GGI/M.
André Luis informou ainda “que já se chegou a uma solução para a continuidade de acesso à internet e telefonia para o gabinete do prefeito e a Secretaria de Ordem Urbana (que integra a Defesa Civil e a Guarda Municipal), trata-se de uma ligação denominada link full duplex, que além da ligação com a internet viabiliza a telefonia digital intitulada “voz sobre ip”. O sistema foi testado com sucesso na tragédia de janeiro, sendo colocado à disposição do comando do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope), por uma empresa local, que fez uso da tecnologia durante a permanência de suas tropas em Conquista”, finalizou.
Deixe o seu comentário