A Associação Brasileira de Cimento Portland, representante das empresas de cimento associadas, Holcim, Lafarge e Votorantim localizadas na região de Cantagalo, realizam desde 2007 a Feira de Desenvolvimento Sustentável do Centro Norte Fluminense. O evento, que abrange os municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, conta com o apoio das Prefeituras Municipais, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Tem como objetivo, promover as práticas do desenvolvimento sustentável e divulgá-las à população dos municípios realizando atividades nas áreas de educação ambiental, saúde e bem-estar.
Na próxima sexta-feira, 23 de setembro, às 9h30, na Fazenda Gamela Eco Resort, será realizado o evento de abertura da 3ª edição da Feira. Além de formalizar o início do evento, que contará com a presença das autoridades governamentais municipais e estaduais, neste ano serão anunciados dois acordos importantes para a região. O primeiro será um acordo entre o INEA – Instituto Estadual do Ambiente e as Fábricas de cimento, Holcim, Lafarge e Votorantim para fiscalização e controle permanente das práticas de eliminação de rejeitos sólidos através do co-processamento – destruição térmica de resíduos industriais nos fornos de produção de cimento. O segundo é um Protocolo de Intenções para a Criação de uma Escola Técnica de Ensino Médio Integrado para formação de mão de obra, visando a absorção desses profissio nais no próprio mercado de trabalho da região.
Mário Willian Esper, Diretor de Relações Institucionais da ABCP, entende que todos os empresários do ramo precisam estar cientes sobre a importância do desenvolvimento sustentável. “Durante a segunda Feira de Desenvolvimento Sustentável da Região Centro Norte Fluminense o grande objetivo foi divulgar a Lei Nº12.305, de 2 de agosto de 2010, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e determina que União, Estados e Municípios elaborem planos para tratar de resíduos sólidos, com metas e programas de reciclagem. Este ano precisamos avançar em direção à qualificação profissional e oportunidade de emprego. O pólo absorve hoje mais de dois mil profissionais, direta ou indiretamente”, desta região.
O diferencial desta 3ª Feira de Desenvolvimento Sustentável do Centro Norte Fluminense é ação na área cultural através da promoção do Concurso Escolar entre alunos da educação infantil até o 3º ano do ensino médio das escolas municipais, estaduais e particulares de Cantagalo, Cordeiro e de Macuco. Com o tema, “Água, Fonte de Vida”, os alunos tiveram oportunidade de aprender técnicas em formas de expressão como o desenho, sintetização de idéias através da formação de frases e criação de vídeos para direcionar seus olhares a ações preventivas de preservação do meio ambiente e orientações sobre consumo responsável da água.
Cerca de 54 alunos, 18 professores e até 18 escolas serão premiados. Serão mais de 70 mil reais só em prêmios. Durante todo o processo do concurso, foi envolvido um público de 11 mil alunos, 53 estabelecimentos educacionais, elaboração de mais de 3.000 trabalhos, e a participação de cerca de 400 professores nas oficinas pedagógicas.
Sobre a ABCP - A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que, há 75 anos, promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas sobre cimento, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre concreto e mantém uma equipe de profissionais, como arquitetos, engenheiros, geólogos e químicos, à disposição do mercado para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Entre as atividades desenvolvidas nestes 75 anos, a Associação destaca-se pelas pesquisas que envolvem o uso do concreto em grandes obras, bem como pelo aperfeiçoamento técnico transmitido por meio de cursos ministrados para universitários, com apoio de construtoras e empresas do setor http://www.abcp.org.br/ .
Deixe o seu comentário