(SECOM) - O Programa de Formação de Jovens Empreendedores, criado pelo Sebrae e iniciado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), teve sua aula inaugural no Colégio Municipal Décio Monteiro Soares para uma turma de alunos do ensino fundamental na última sexta-feira, 16. Logo que assumiu a gestão da SME, no final do ano passado, o secretário Marcelo Verly reuniu-se com os professores que foram capacitados pelo Sebrae em 2010 e falou da importância que sempre deu ao empreendedorismo, tanto que, em 2008, como vereador, criou lei nesse sentido. A certificação dos professores aconteceu no primeiro semestre deste ano e agora os alunos já começam a aprender o que significa empreendedorismo na prática, através de oficinas e palestras.
Para o Sebrae, o grande desafio do Ensino Fundamental, nos dias atuais, é não mais limitar-se a alfabetizar e dar formação básica, e sim preocupar-se com a preparação de seu aluno para enfrentar os desafios futuros, tanto no mercado de trabalho, quanto na vida pessoal. Por isso, desenvolveu o programa “Jovens Empreendedores”, destinado a crianças e jovens de 7 a 14 anos, estudantes do 2º ao 9º ano.
Usando recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, os cursos geram interesse sobre o mundo dos negócios, ensinando aos alunos como dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura.
O programa tem como objetivo a disseminação da cultura empreendedora entre os jovens a fim de despertar na população escolar a iniciativa na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da criação de seu próprio negócio e de comportamentos mais pró-ativos.
Na aula inaugural, os alunos ouviram a diretora da escola, professora Lúcia Helena Lamblet, o secretário de Educação, Marcelo Verly, a gerente do Sebrae, Fernanda Gripp, e o subsecretário da SME, Larry Busquet. Todos abordaram a importância do empreendedorismo e de como o programa será importante para abrir novos horizontes para cada aluno.
Deixe o seu comentário