Na última sexta-feira, 16, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo- Acianf realizou um dos encontros mais significativos na Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino desde a sua reinauguração. Na ocasião, o presidente Cláudio Verbicário reiterou aos presentes a mensagem enviada na carta ao presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, questionando a respeito do comportamento da instituição no começo deste ano. Entre os pontos altos de sua crítica, foi destacada a falta de posicionamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com relação ao prejuízo financeiro advindo da impossibilidade de os clientes utilizar os serviços bancários durante o período seguinte à tragédia, o que acarretou nomes negativados em serviços de proteção ao crédito e pagamentos de taxas extorsivas—como os juros do cheque especial de até 190% ao ano.
O Banco Central, em resposta ao pedido de Verbicário, informou que o órgão não tem condições de levantar os prejuízos ocorridos em Nova Friburgo e, por este motivo, solicitou auxílio à Acianf para a apuração desses dados. Desta forma, a Associação Comercial irá buscar através do e-mail contato@acianf.com.br essas informações junto aos seus associados.
Apesar da cobrança sobre a postura adotada pelos dirigentes patronais, o presidente da Acianf não pôde deixar de reconhecer o esforço e a dedicação dos bancários que atuaram exaustivamente para agilizar o funcionamento de suas respectivas agências. Por isso, a entidade decidiu homenagear todos os funcionários de estabelecimentos bancários, representados pelo gerente da agência do Banco do Brasil, em Conselheiro Paulino, Marcio Couto Medeiros, acompanhando dos gerentes da agência do Banco do Brasil no Centro, Júlio Cesar Ramos e Flávio Antônio Caram. O presidente do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos Bancários de Nova Friburgo e Região, Max Neves Bezerra, juntamente com o diretor Dalberto Louback, manifestaram satisfação com o reconhecimento dos esforços da classe.
Em seguida foi iniciada a apresentação da empresa Corporate Consultoria, executora do Projeto PAC Social, voltado ao trabalho de sustentabilidade das obras do PAC, do Governo Federal, denominado localmente “Cuidando de Nova Friburgo”. O objetivo desta ação é fomentar mudanças comportamentais, motivacionais e organizacionais para maior desenvolvimento do distrito de Conselheiro Paulino. Dentre os cometimentos, está planejada a realização de encontros e o cadastramento de catadores de Nova Friburgo, a produção de material didático de educação ambiental, concurso de redação ilustrada nas escolas e palestras com exibição de filmes educativos para empresas e colégios.
Na sequência, houve uma breve apresentação das empresas presentes, com destaque para a Diretora do Cefet, Fernanda Rosa, que obteve do presidente Cláudio Verbicário apoio para a apresentação de cursos e projetos nas dependências da Acianf.
Após o café empresarial, o engenheiro Alexandre de Marca, da empresa Brumar Construtora, responsável pela obra da Praça Lafayete Bravo Filho, em Conselheiro Paulino, se reuniu com os coordenadores da Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino e o presidente da Acianf para falar sobre o andamento da reforma. O tema foi discutido com detalhes e uma nova reunião para dar continuidade ao assunto já foi agendada para a próxima sexta-feira, 23, no mesmo local.
Novo recurso do BNDES chega à Região Serrana
Novamente a Acianf desponta em iniciativa e compromisso com Nova Friburgo. Conselheiro Paulino é mais uma localidade atendida pela entidade que vem ao longo dos anos lutando de modo ferrenho pelos interesses das micro e pequenas empresas do município.
Recentemente, a liberação de parte do novo socorro de R$ 300 milhões pelo BNDES foi comemorada pelo presidente Cláudio Verbicário. “Esta nova verba será fundamental para possibilitar a empresários locais a chance de se recuperarem dos diversos percalços deste ano. Contudo, apenas a primeira etapa da verba foi liberada”, destacou o presidente da Associação Comercial.
Verbicário também ressaltou que a boa relação que mantém com o subsecretário estadual de Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat, possibilitou rápida resposta dos pleitos encaminhados.
Deixe o seu comentário