Bom Jardim recebe em outubro o Congresso Nacional de Educação

quarta-feira, 21 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Dias 22 e 23 de outubro de 2011, acontece no município de Bom Jardim o Congresso Nacional de Educação, evento realizado pelo Colégio Santo Agostinho com o apoio da Associação Nacional das Escolas Católicas do Brasil (Anec) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Sinepe-RJ), com o objetivo de promover o desenvolvimento da educação no Estado do Rio de Janeiro, bem como fomentar ações para a capacitação e treinamento dos profissionais da área.

A finalidade principal deste evento é apresentar aos profissionais da área novas ferramentas e tecnologias, novos processos, formas de comportamento, interdisciplinaridade e etc, entre os temas propostos pelo congresso. Todo esse conteúdo pode ser usado a favor de um ensino competente e profissional.

A programação se inicia no sábado, dia 22/10, às 8h30, com a abertura oficial pelo presidente do congresso, Frei Jurandir Silveira. Logo em seguida começam as palestras na seguinte ordem: 9h—“Sala de Aula: Indisciplina e suas Implicações” (um olhar diferente sobre a questão da disciplina e dos valores), com Evaldo José Palatiski da Rádio CBN e Colégio Santo Agostinho (Rio); às 10h30—palestra “Bullying: Como Lidar com as Brincadeiras que Machucam a Alma” (como lidar com os valentões e suas vítimas, como lidar com o bullying na escola), com Hamilton Werneck, pedagogo, pós-graduado em educação e professor de ensino superior, de Nova Friburgo; às 14 horas—palestra “Como Vai a Saúde do Professor” (carga horária insuportável, alimentação irregular, estresse x cuidados médicos), com o Profº Wanderley Quêdas, da Anec, Rio de Janeiro; às 16h30—palestra sobre “A Escola e as Novas Tecnologias” (transformando as práticas pedagógicas com o poder das tecnologias, a utilização inovadora das tecnologias na educação), com Remy Cordeiro Rosa, diretor da Edutec, Rio de Janeiro; às 20 horas—palestra “Reconstruir a Autoridade sem Autoritarismo” (a ideia de autoridade esfacelou-se, o que fazer? A inserção da autoridade que nem sempre vem da família), com Geraldo Almeida, de Curitiba, Paraná.

No domingo, 23 de outubro, às 8h30—“As Ferramentas do Sucesso de uma Escola” (escola de qualidade: um direito e um dever, o desafio urgente da qualidade de ensino), com Geraldo Almeida, de Curitiba; às 9h30—palestra “A Magia da Leitura” (o professor e sua relação com a leitura e a biblioteca, a literatura ampliando o conhecimento de mundo, o que fazer para tornar a biblioteca um espaço vivo, o que fazer para ensinar nossas crianças a ler mais e melhor), com o Profº Cláudio Valente, professor de Literatura e poeta, da Anec, Rio de Janeiro; às 11h, palestra “Sucesso Profissional: Professor Motivado, Aluno Aplicado” (quais os segredos do sucesso de um professor, o personagem professor em sala de aula, planejamento: indispensável para desempenhar um bom trabalho e evitar a indisciplina, sala de aula: problemas de indisciplina e possíveis soluções), com Dr. Júlio César, da Abrace SP/Essencial Cursos; às 14 horas, palestra “Educar: Uma Nobre Missão em Tempos Complicados” (conflitos familiares e sua influência na escola, família e escola: parceria necessária, a importância da integração escola, aluno e família), com Ceri Amaral, consultora educacional e diretora do Instituto de Gestão Educacional Signorelli, e às 15h30—palestra “Valores: Questão Fundamental Dentro e Fora da Escola” (compromisso dos educadores: pautar a educação em valores éticos e morais, a família, a escola e a transmissão de valores), com Dr. Júlio César da Abrace SP/Essencial Cursos.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Na inscrição estão incluídos: pasta, catálogo do congresso, caneta, crachá, camiseta personalizada e brinde dos 40 anos do Colégio Santo Agostinho. Maiores informações pelo telefone (22) 2566-2788 ou contato@colegiosantoagostinho.net.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade