Decorridos nove meses do evento climático de 12 de janeiro—que se transformou em desastre ambiental e tragédia humana em toda a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro—a Universidade Cândido Mendes, campus de Nova Friburgo, e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, que juntaram esforços desde julho de 2010 para a realização da pós-graduação em Engenharia Ambiental, os 35 alunos das mais diversas áreas apresentaram 13 trabalhos nos quais a legislação ambiental e demandas pós-tragédia foram contemplados. As propostas técnicas da primeira turma de pós-graduandos de Engenharia Ambiental da Ucam trazem ao debate um leque de projetos como contribuição à reconstrução e melhoria do território atingido bem como a ampliação da consciência da população em relação a várias atividades em áreas de montanha.
Os vários projetos que foram trabalhados dentro da Universidade sob a orientação da Prof. Betânia Bussinger desde a terceira semana de janeiro, e que agora tomaram corpo, vão desde sistemas de comunicação para uso em contingência até uma proposta de revisão do plano diretor, passando pelas linhas mestras de construção de um centro de controle operacional, abrigos emergenciais, sustentabilidade do uso da água, vigilância ambiental em saúde, identificação, classificação e mapeamento dos resíduos perigosos produzidos no município de Nova Friburgo, soluções para alterações ocorridas nas características das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Grande na área de Rio Grande de Cima pós-desastre ambiental, utilização de espécies vegetais para contenção de encostas, uso de maquete modular para educação ambiental, gestão e pesquisa, reciclagem de resíduos de confecção de moda íntima, proposta para implantação APA Municipal do Caledônia e um sistema de gestão ambiental de propriedades da agricultura familiar em território de montanha.
Assim, dia 17 de setembro, sábado, em seu auditório, no Village, a Ucam recebeu os estudantes em final de curso para apresentação de seus trabalhos finais com a finalidade de contribuir para ações que o empenho e a vontade política de governos, sociedade civil organizada e comunidades, juntos, possam fazer a diferença.
Os trabalhos foram considerados pelos professores de tal importância que foi programado, para dezembro, um seminário de engenharia ambiental para debate com toda a sociedade.
A maior parte dos pós-graduados de engenharia ambiental da Ucam já se inscreveu para a próxima pós-graduação—que será de engenharia sanitária ambiental, a se iniciar no próximo fim de semana, com vagas ainda abertas. Para inscrições contatar: (22) 2523-9932 (Geiza—Ucam) e (22) 2528-5396 (Vander—Aeanf).
Deixe o seu comentário