Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, estará em cartaz no Teatro Sania Cosmeli (CNSD) o monólogo “Federico García Lorca: Pequeno Poema Infinito”, dirigido por Antonio Gilberto e apresentado pelo ator José Mauro Brant. O espetáculo foi criado a partir de um colóquio de 1933, em que Lorca descrevia sobre sua cidade natal, Granada, através do folclore musical, suas tradições e paisagens.
Federico García Lorca (1898 – 1936) é considerado o maior autor espanhol desde Miguel de Cervantes. Ele foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola, morto por seus alinhamentos políticos e sua homossexualidade abertamente assumida. A peça teve o roteiro criado a partir do texto original da conferência apresentada em 1933, além de fragmentos de entrevistas, poemas e canções, sob a tradução da poetisa Roseana Murray.
Em turnê há quatro anos, o espetáculo esteve em 17 estados brasileiros, e fez apresentações na Colômbia e Espanha, onde foi elogiado pela crítica do jornal El País. O monólogo rendeu ao ator José Mauro Brant o prêmio Shell em 2007 na categoria melhor ator. Esta não será a primeira passagem do dramaturgo por Nova Friburgo, que esteve na cidade em 2001 com a peça “Contos, Cantos e Acalantos”.
Além das duas apresentações, o projeto traz ainda a exposição “Garcia Lorca – uma breve cronologia”, com oito painéis ilustrados que contam um pouco da biografia do artista. No sábado, haverá também a oficina “O Contador de Histórias – Leitura e Jogo Cênico”, ministrada por Brant de 14h às 17h, voltada para professores, leitores e público interessado.
Ficha Técnica
Roteiro: José Mauro Brant e Antonio Gilberto
Interpretação: José Mauro Brant
Direção: Antonio Gilberto
Cenografia e Figurino: Ronald Teixeira
Tradução: Roseana Murray
Iluminação: Paulo César Medeiros
Direção Musical: Sacha Amback
Programação Visual: Maurício Grecco
Fotos: Leo Aversa
Assessoria de Imprensa: João Pontes e Stella Stephany
Direção de Produção: Lilian Bertin
Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 reais e já estão à venda. A inscrição para a oficina é gratuita.
Deixe o seu comentário