Fomentar a cultura e utilizar a arte cênica como ferramenta para o desenvolvimento da criatividade e do espírito crítico dos jovens. Essa é uma das propostas do Festival Intercolegial de Teatro (FIT), que chega a sua terceira edição este ano homenageando o saudoso professor Mario Castillo. O evento, que começa dia 30, vai agitar o teatro Sania Cosmelli com mais de 15 espetáculos adultos e infantis.
A programação do III FIT tem início na próxima sexta-feira às 14h com uma exposição sobre Mário Castillo seguida de cerimônia de abertura, com discursos dos organizadores e apresentação do espetáculo “O menino detrás das nuvens”, com direção de Maria Clara Wermellinger. A partir das 16h45 começa a disputa do festival, com a encenação de “O mágico de Oz”, que tem direção de Adriana Xavier e reúne alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças.
A exemplo dos anos anteriores, o festival contará com a participação de vários colégios de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro, que apresentarão textos de consagrados dramaturgos. Os espetáculos serão encenados até 2 de outubro, último dia do festival. O encerramento e a cerimônia de premiação acontecem às 21h30 e já vêm causando a maior expectativa entre os participantes.
A comissão julgadora promete ter muito trabalho para escolher os vencedores desta 3ª edição do FIT. O júri é formado pela professora, arte educadora e diretora artística Raquel Nader; pelo ator, poeta e diretor musical Leonardo Miranda; e pelo músico, cantor e pianista Wladimir Pinheiro.
Vale destacar que o III FIT também será promovido com objetivo de elevar a autoestima dos jovens da Região Serrana, ainda abalados pela catástrofe climática ocorrida em janeiro. Toda a comunidade está convidada para o evento, cujas apresentações têm entrada franca. Basta chegar meia hora antes do início dos espetáculos para retirada das senhas. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas pelo telefone 2522-1300.
Deixe o seu comentário