(SECOM) O posto de saúde de Nova Suíça tem desenvolvido diversas ações a fim de melhorar o atendimento aos moradores do bairro. São dezenas de atividades que, mensalmente, têm beneficiado a população local. A unidade faz parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atende aos usuários cadastrados pelos agentes comunitários. Diariamente os profissionais vão às residências de Nova Suíça para saber como está a saúde da família. O posto está entre os 17 outros espalhados por Nova Friburgo e promove ações que cuidam desde a criança até os idosos.
Toda segunda-feira é dia do atendimento de preventivos. Realizado pela enfermeira Silvia de Abreu, os exames atendem cerca de dez mulheres semanalmente. “É um trabalho muito importante e que não pode parar. Os preventivos diagnosticam casos sérios de câncer que podem ser evitados e tratados, visto precocemente”, diz a enfermeira. Além disto, a consulta médica é feita diariamente pelo doutor Eduardo Chermont. O clínico geral recebe os pacientes que marcam sua ficha no próprio posto. Segundo Silvia não há burocracia e o dia das marcações é avisado pelas próprias agentes comunitárias. “As marcações para o médico acontecem quinzenalmente, mas nem sempre no mesmo dia de cada mês. Por isso temos o cuidado de colocar plaquinhas do lado de fora do posto assim como efetivar a comunicação das nossas agentes com a comunidade para que ninguém fique sem ser atendido”, relata a enfermeira.
Outro público assistido pelo posto de saúde é o infantil. Desde o pré-natal, passando pela puericultura (crianças de 0 à 2 anos), até a consulta médica. Elas não ficam sem o atendimento. “Oferecemos toda a assistência médica e educacional para as mães. Vivemos em um momento em que educar e ensinar ainda é o melhor remédio”, diz a Silvia.
As sextas-feiras os hipertensos e diabéticos têm vez no posto de Nova Suíça. São os grupos de Hiperdia, organizado pela enfermeira e as agentes. Na oportunidade o público interage com perguntas, sugestões e atividades. Os profissionais distribuem material educativo para os presentes, fazem exame de glicemia e verificam pressão. A partir daí orientam sobre hábitos saudáveis de vida e educação em saúde.
A unidade está aberta todos os dias das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 2521-7569.
Deixe o seu comentário