(SECOM) A Autarquia Municipal de Água e Esgoto (Amae) teve suas obrigações ampliadas pelo decreto n°15 de 20/02/2009 e agora é o órgão fiscalizador e gerenciador dos contratos das concessionárias da cidade. Segundo o diretor-superintendente da Amae, engenheiro Carlos Pessoa, a função principal da Autarquia é fiscalizar a correta execução dos serviços públicos delegados por meio de contrato, concessões e permissões, sob a orientação do prefeito Dermeval Neto.
Carlos Pessôa explicou que entre as fiscalizadas estão: a Concessionária Águas de Nova Friburgo, os pontos de iluminação pública da Energisa (postes de luz), Faol, os cemitérios públicos e privados, o Parque do Cão sentado, os terminais rodoviários urbanos e intermunicipais e a Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA).
“Queremos ressaltar que todos os contribuintes que tiverem alguma reclamação devem primeiro procurar a empresa em questão, através de sua ouvidoria e depois, caso a sua reclamação não seja atendida e resolvida, devem procurar a Amae e relatar o problema que estão passando. A partir desse momento, vamos solicitar aos fiscais da Amae que entrem em contato com a empresa e busquem a solução do problema”, declarou Carlos Pessôa.
O superintendente da Amae disse, ainda, que a Prefeitura está qualificando toda a equipe da Autarquia através da participação de congressos, seminários e cursos relativos a concessões, permissões e contratos para melhor atender a população de Nova Friburgo. “Estamos qualificando nossos funcionários para que estes tenham todo o conhecimento e fundamentos necessários para que a nossa população seja bem atendida nos seus principais anseios, que é receber serviços das concessionárias de forma eficiente e com qualidade”.
Palestras e levantamento patrimonial
Uma das ações que a Amae vem implementando é o levantamento do patrimônio da Amae. Esse patrimônio engloba máquinas, bombas, todos os equipamentos de infraestrutura e prédios que foram cedidos para a Concessionária Águas de Nova Friburgo. “Estamos atualizando com esse levantamento o patrimônio que pertence ao município e ao povo friburguense”.
Carlos Pessôa disse também que a Amae está realizando um trabalho de educação ambiental transferindo conhecimentos técnicos e ambientais para engenheiros, arquitetos, técnicos de órgãos públicos e para a comunidade de maneira geral. “Realizamos, em parceria com outras instituições, seminários sobre a recuperação da Região Serrana demonstrando técnicas eficientes e de baixo custo para saneamento ambiental e recuperação de áreas degradas. Um exemplo de sucesso é a palestra e curso sobre a grama vetiver que foi um sucesso de público e levou conhecimento sobre como recuperar áreas degradadas e com processos erosivos”.
O diretor superintendente finalizou dizendo que a Amae está ao lado do povo friburguense fiscalizando os serviços das concessionárias e orientando a população.
Deixe o seu comentário