Eloir Perdigão
Beneficiários da Previdência Social reclamaram no início desta semana da precariedade do atendimento no novo endereço, na Rua Prefeito José Eugênio Müller, 223, no Centro, (a agência, na Praça Getúlio Vargas, esquina com Rua Galiano das Neves, foi atingida pela enchente de janeiro passado e está fechada). A principal reclamação se referia à espera dos segurados para atendimento em duas vans estacionadas em frente ao posto provisório, ao relento, em pé debaixo de sol forte, como ocorreu esta semana.
AGILIZAÇÃO DO ATENDIMENTO - O técnico de seguro social da agência da Previdência em Nova Friburgo, Reginaldo Moraes, admite a precariedade dos serviços, mas também vê melhorias. O espaço na Rua José Eugênio Müller é realmente limitado, pequeno e não há como atender muita gente. As vans complementam e reforçam o atendimento, com pequenos procedimentos e atendimento rápido. O atendimento mais demorado é feito no interior da loja.
Mesmo com todas as dificuldades, o posto improvisado na Eugênio Müller tem conseguido agilizar o atendimento, garante Moraes. Ainda na agência, os atendimentos estavam sendo agendados para três meses depois. No novo endereço esse prazo já caiu para um mês.
Para melhorar o atendimento, a Previdência Social está em negociações para alugar parte do imóvel da Fábrica de Rendas Arp, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, no Paissandu. Há possibilidades ainda de a transferência ser feita para a antiga loja Móveis Araújo, na mesma avenida, no número 339. De acordo com Reginaldo Moraes, a preferência recai sobre o imóvel da Arp, por ser mais próximo do Centro e maior, podendo comportar inclusive o setor de Procuradoria, o que não é possível no imóvel dos Móveis Araújo. As únicas pendências, por enquanto, são a documentação e as adaptações. Se estas questões forem resolvidas, a mudança deverá ser feita até o final do mês de novembro.
Diante desse quadro, Reginaldo Moraes salienta que, por pelo menos mais dois meses, o atendimento aos beneficiários da Previdência Social deve permanecer na Rua José Eugênio Müller. Para minorar os problemas, durante a recente visita do presidente do INSS, Mauro Hauschild, os servidores sugeriram a ampliação do horário de atendimento atual, das 8h às 14h, para 8h às 18h, com troca de turno dos servidores. O presidente julgou viável, mas ainda não deu resposta. Moraes diz que se isto acontecer, o atendimento será ainda mais ágil.
REFORMA DA AGÊNCIA - A reforma da agência da Previdência Social, na Praça Getúlio Vargas, está em fase de licitação, o que deve acontecer até o final deste ano, com previsão das obras serem iniciadas no próximo ano, com prazo de entrega de até 24 meses.
Tanto tempo assim se justifica porque o prédio será totalmente reformado. Deverá contar, inclusive, com elevadores, rampas de acesso para deficientes físicos e garagem no térreo (onde não deverá haver mais nenhuma dependência burocrática, como medida de prevenção contra enchentes).
Antigo prédio de apartamentos residenciais, o imóvel da Previdência Social em Nova Friburgo já deveria ter passado por essa reforma de adaptação há muito tempo, o que, no entanto, só será feito agora. Reginaldo Moraes enfatiza, entretanto, que essas informações são extraoficiais.
Deixe o seu comentário