Secretaria de Saúde comemorou o dia Nacional de Combate ao Fumo

quarta-feira, 31 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) O Ministério da Saúde (MS), através do Instituto Nacional do Câncer instituiu 29 de agosto para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. No Brasil, nos últimos anos, as comemorações desta data, juntamente com o desenvolvimento de ações de tratamento dos fumantes no Sistema Único de Saúde, têm sido um grande alicerce para a redução de pessoas usuárias de tabaco. Até 1989 dados do MS apontavam 33% de toda a população brasileira como fumantes ativos. Em 2008, o número foi surpreendente, apenas 17,2% deste público foi estimado pela estatística.

Em Nova Friburgo o dia não passou em branco. A Secretaria de Saúde desenvolveu atividades através do Programa de Controle do Tabagismo, da Gerência de Vigilância em Saúde. Segundo Carla Moura, responsável pelos grupos, o foco das ações foi estimular o público a não experimentação dos produtos derivados do tabaco. “Geramos esforços para a promoção da saúde. Sem o hábito de fumar o indivíduo protege não só a sua saúde mas também dos que vivem a sua volta, os chamados fumantes passivos. Além disso mantém o ambiente livre da poluição tabagística”, diz a coordenadora.

Agentes Sanitários de Saúde foram capacitados para abordar os transeuntes na Rodoviária Urbana. Durante todo o dia, os profissionais tiraram dúvidas sobre os malefícios do cigarro e os benefícios de não fumar. Os agentes distribuíram material educativo como folders e adesivos. O trabalho já foi realizado no mês de junho e foi um sucesso. “Eu acho muito bom podermos ouvir mais sobre a questão do cigarro. Percebemos o quanto que a Secretaria de Saúde se preocupa em levar mais informações para a população”, diz Silvia Abreu Dantas, moradora de Olaria.

Para 2011, o Ministério da Saúde escolheu o tema “os aditivos em cigarros”. O slogan é muito oportuno já que pesquisas mostram que, no Brasil, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre estudantes. O produto é a porta de entrada para o uso de outras drogas ilícitas. Para Carla Moura o tema é emergencial. “As indústrias utilizam os aditivos para potencializar os efeitos farmacológicos da nicotina e tornar o sabor dos produtos”, diz Carla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade