Friburguenses poderão se tornar Agentes de Leitura

terça-feira, 30 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) O Prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, recebeu em seu gabinete na tarde de quinta-feira, 25, a superintendente “Da Leitura e do Conhecimento” do Governo do Estado, Rita Carino, para firmarem parceria quanto à implantação dos “Agentes de Leitura”. Trata-se de um projeto de Fabiano dos Santos, diretor “Do Livro e da Leitura” do Ministério da Cultura, implantado há cinco anos no Ceará, para disseminar não só o hábito de leitura, mas oferecer a famílias menos favorecidas acesso à cultura e educação. Os secretários municipais Pró-Leitura, Álvaro Ottoni; Educação, Marcelo Verly; Comunicação Social, David Massena, e de Governo, Ricardo Lima, participaram do encontro.

Segundo Rita Carino, o edital para os “Agentes de Leitura” estará disponível no site do Governo do Estado no final de setembro ou, no máximo, início de outubro. A visita de Rita foi exatamente para definir contrapartidas do município, entre elas a divulgação do período de inscrição e a disponibilização de local com scanner e internet para que os documentos exigidos sejam digitalizados gratuitamente e imediatamente encaminhados à Superintendência via internet, além de local para aplicação de provas e transporte para a capacitação dos agentes. 

Serão disponibilizadas 11 vagas, sendo dez para agentes e uma para monitor. Poderão se inscrever pessoas com idade entre 18 e 29 anos que tenham concluído o Ensino Médio. Os candidatos terão que fazer duas provas: uma escrita e outra oral, sendo que a escrita será na mesma data e horário em que a prova será aplicada nos 16 municípios do Estado que implantarão o projeto. Uma vez aprovados, os agentes serão capacitados gratuitamente no Rio de Janeiro, e o transporte será oferecido pela Prefeitura. O secretário municipal de Educação garantiu que o projeto não deixará de ser implantado em Nova Friburgo por falta de transporte. O secretário de Governo, que já havia conversado com o secretário Álvaro Ottoni, mostrou-se animado com os possíveis resultados.

 Rita acrescentou que cada Agente de Leitura receberá uma ajuda de custo mensal no valor de R$350,00, durante um ano, o que significa que ele poderá ter um outro emprego, desde que atue 20 horas por semana, comprovadamente, e atenda no mínimo 25 famílias a serem definidas pelo MinC, com base em dados do Programa Bolsa Família. “O agente, na verdade, acompanhará pelo menos essas 25 famílias por um ano, sendo que com possibilidades de ampliação desse número. A capacitação será feita no Rio de Janeiro, pelo Governo do Estado, e contamos com a contrapartida do município para viabilizar o transporte para a locomoção dos agentes”, comentou animada a superintendente.

 O prefeito Dermeval ouviu atentamente a apresentação do projeto e colocou-se à disposição para viabilizar as contrapartidas da Prefeitura. “Além de cada agente receber um kit personalizado do projeto contendo uma bicicleta, uma mochila, duas camisetas, um boné e um acervo com livros, o Agente de Leitura poderá acompanhar o Boletim Escolar das crianças dessas 25 famílias”, destacou o prefeito dirigindo-se à Rita Carino sobre a previsão para os agentes começarem a trabalhar. Rita informou que, considerando os prazos que os editais normalmente exigem, será possível ter todo o processo concluído até novembro. O secretário Álvaro Ottoni, que mantém contato constante com a superintendente, acompanhará a publicação do edital no site do Governo do Estado para promover as inscrições em Nova Friburgo e dar início à implantação do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade