votorantim, Empório Chiapetta, Eliane, Itaú, Wal-Mart, Ford, Tigre, Cedro Cachoeira, Sul América, O Globo, J. Di Giorgio, redes de postos... vão bem, obrigado. Superaram catastróficas estatísticas mundiais de mortalidade das empresas familiares—só 5% sobrevivem até a 3ª geração. E assim caminham vitoriosas para 4ª, 5ª e outras gerações.
Afinal, qual o segredo? Quando se trata de empresa familiar, de fato, cada caso é um caso: os empreendedores, ramos, circunstâncias, épocas e regiões são diferentes. Se entrar em detalhes, a discussão é interminável, a exemplo daquelas de futebol quando torcedores começam a comparar times e seleções: qual foi melhor? Mas, três pontos estão fixados na base das empresas que se sustentam, das pequenas às gigantescas, varejo, indústria ou serviço:
1. Não demorar a descentralizar. Tempo passa, família cresce, chegam parentes diretos e indiretos e, com eles, os conflitos que causam a acentuada queda de empresas familiares. Conflitos profissionais e humanos existem em qualquer empresa, a diferença é que nestas eles têm interferências domésticas ativadas por sangue-interesses-emoções.
Não se deve abafar os conflitos, tentar negá-los, mas sim antecipá-los com construtiva convivência para que tenham limites. As chances de sucesso são proporcionais ao tempo em que problemas são enfrentados com antecedência e diálogo. Descentralização deve ocorrer com critério e jamais apressada.
2. Preparação dos parentes. Se o parente pode entrar na empresa sem conscientização e treinamento, é porque basta ter o mesmo sangue que terá a mesma competência dos que nela já trabalham?! Ah! Se assim fosse, notáveis grupos seriam eternos. O império Matarazzo continuaria a ser o número um da América, e hoje é zero; Pão de Açúcar não teria entrado no vermelho, aliás, no roxo, para depois se recompor; Bom Bril continuaria a limpar concorrentes sem ter ido para outras mãos...
Gerações não são necessariamente competentes, têm que ser preparadas: haver análise da vocação, habilidades, vontade de atuar no negócio da família, em contrapartida, ter explicações sobre filosofia, funcionamento, metas da empresa. Um diálogo imprescindível, precisa entrar como profissional que virá a ser chefe, e não, o filho que está ali para ajudar o pai. Se não tiver vocação-desejo, é melhor não entrar.
Gerações preparadas trazem três benefícios, principalmente, humanos:
A. Qualidade de vida para o titular. Ao descentralizar, tem mais tempo para si mesmo, para usufruir do que acumulou, do lazer. A matemática empresarial diz: soma da centralização mais parente despreparado é igual a enfartes, gotas, separações, diabetes...
B. Garantia para o negócio. Parente capaz é a ponte para o futuro. Tem energia, força para inovar e enfrentar concorrentes no novo cenário competitivo. Abre o novo ciclo.
C. Família. O titular fica com a mente tranquila: cumpriu o dever de deixar a empresa pronta para as gerações, poderão ter o desejado—ou igual, padrão de vida.
3. Gestão mista por período ou permanente. A presença de um consultor capaz em gestão e relacionamento é estratégica. Administra debates, tendências, soluções empresariais-familiares. Consultor é contratado por empresas familiares vitoriosas, porque entra com a determinação de fazer o negócio continuar a prosperar e, junto, puxa os ajustes familiares. Atua no sentido de colocar a família para trabalhar para a empresa, e não o contrário.
A empresa familiar sustentável une descentralização-treinamento-gestão de olho no mercado, visa trabalhar no que é de todos para satisfazer clientes, afinal, eles é que darão dinheiro e tranquilidade para a empresa e para os lares. Em média, 85% das empresas são familiares e... precisam ser competitivas, portanto, é hoje extremamente oportuna a reflexão-ação sobre este tema.
José Renato de Miranda é autor dos livros “Empresa familiar–é sim–um bom negócio!” e “Gestão e Marketing”, cap. esp. “Empresa Familiar”. Consultor e palestrante da Universidade Corporativa do CDL-Rio-Universidade Cândido Mendes, Sebrae, Escola Nacional de Seguros e Sistema Fecomércio. Sites: www.consultoriadeimpacto.com.br; www.palestrantes.org.
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