Autoridades debatem planos de segurança para a cidade

quinta-feira, 25 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Autoridades debatem planos de segurança para a cidade
Autoridades debatem planos de segurança para a cidade

Prefeito reúne o GGI/M para debater segurança

 (SECOM) Na última segunda-feira, 22, o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto reuniu o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGI/M) para que fossem apresentados os projetos inovadores relativos à segurança da população friburguense. Com a presença do secretário de Ordem Urbana Hudson de Aguiar Miranda, do subsecretário Claudecir Ribeiro da Silva, do superintendente da Autran Celso Novaes, dos tenentes-coronéis Marcelo Freiman (comandante do 11º BPM), Luiz Emanuel Palência Barbosa (comandante do 6º GBM) e João Paulo Mori (subsecretário de Defesa Civil), além de representantes da Polícia Civil, OAB, Conseg e CCS/11, foram apresentados os projetos elaborados pela Secretaria de Ordem Urbana.

O secretário executivo do Gabinete e também comandante da Guarda Municipal, André Luis Santos, informou que no último dia 10 de agosto foi publicado edital do Fundo Nacional de Segurança Pública para apresentação de projetos com vistas a financiamento federal. Cada prefeitura terá direito a apresentar um projeto e Nova Friburgo apresentará um já elaborado, de monitoramento da cidade por câmeras. Já homologado na última reunião do Gabinete, o projeto prevê investimentos de cerca de um milhão de reais na instalação de 32 câmeras nos principais pontos da cidade e a montagem de um centro de monitoramento e controle. A proposta já foi enviada ao Ministério da Justiça e ficou acertado que a Secretaria de Ordem Urbana buscará contato com as autoridades federais para sensibilizá-las da importância do projeto para Nova Friburgo.

SISTEMA DE CONTROLE DE OCORRÊNCIAS DE DEFESA CIVIL - Na mesma reunião foi feita apresentação de um programa de controle de ocorrências e recursos de defesa civil e segurança pública. O software, desenvolvido por profissionais ligados à Fundação Getúlio Vargas, representa um grande avanço na gestão de defesa civil no município.

Aprovado pelo Gabinete, o software será imediatamente adquirido, por ordem do prefeito, para dotar a Subsecretaria de Defesa Civil e a Guarda Municipal de uma ferramenta de gestão condizente com a necessidade. O prefeito anunciou que usará a verba do SOS Nova Friburgo para esta finalidade.

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR RÁDIO - O secretário executivo falou ainda sobre os últimos ajustes do projeto de radiocomunicação movido a energia solar—que prevê a instalação de rádios nas escolas municipais que servem de ponto de apoio e abrigo às comunidades em caso de emergência. O diferencial do projeto, além da fonte de energia, é a abrangência, já que está prevista a instalação de uma antena no altíssimo Caledônia, que possibilitará comunicação com todo o município—mesmo áreas mais distantes e montanhosas. Os primeiros testes foram conduzidos por Claudecir, que passou um dia inteiro supervisionando os testes de comunicação com uma viatura da Guarda Municipal em todo o município.

VIATURAS - O secretário executivo comunicou também aos membros do Gabinete que o governo do estado, através do secretário de governo, Wilson Carlos, ofereceu 19 viaturas para uso exclusivo da Guarda Municipal. São viaturas usadas, da Polícia Militar, cuja manutenção, segundo informa o secretário estadual, encontra-se rigorosamente em dia. O prefeito informou que já remeteu ao governo do estado o aceite da oferta.

PRIORIDADE – Dermeval Neto encerrou a reunião abordando a prioridade do governo, no momento em que se avizinha a temporada de chuvas, que é equipar a Secretaria de Ordem Urbana e a Subsecretaria de Defesa Civil, em particular, para que possam agir mais efetivamente na ocorrência de desastres.

O prefeito informou ainda que investirá os recursos remanescentes da conta SOS Nova Friburgo exclusivamente nesta finalidade, dotando também outras áreas da Prefeitura com infraestrutura de emergência, tais como geradores a diesel, para a eventualidade de cortes de energia em momentos de chuvas fortes e alagamentos. “No primeiro momento, após qualquer calamidade, a única força com a qual o povo conta é a da Prefeitura. Precisamos estar preparados para ajudar as pessoas imediatamente”, finalizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade