Posto de Lumiar promoverá teste rápido de HIV

quarta-feira, 24 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Fazer o exame de HIV rotineiramente é muito importante para o diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil o tratamento. É por isso que a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através do Programa DST/Aids, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, promoveu, em junho, um treinamento para teste rápido de HIV destinado à enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde. O objetivo foi promover a agilidade do exame para moradores de locais mais distantes das policlínicas. O processo, que antes era feito apenas nos postos centrais de Nova Friburgo, já é realidade em distritos mais distantes como Lumiar e Rio Bonito.

Depois de estrear o novo método em Rio Bonito, profissionais do posto de Lumiar se preparam para promover o exame. A Unidade da Estratégia de Saúde começará a atender os moradores para a realização do teste. A enfermeira Camila do Desterro, responsável pelo posto, convida a todos os moradores do distrito para participarem. “O procedimento não demora e é realizado por profissionais altamente capacitados. Os usuários só precisam nos fornecer uma gota de seu sangue, que nós retiramos por uma polpa digital”, diz a profissional.

A grande novidade do exame é a rapidez pela qual o resultado é emitido. “Em apenas 10 minutos já temos a resposta”, diz Camila. Para Tereza Pólo, coordenadora do Programa DST/Aids, o novo formato de exame beneficiará muitas pessoas que têm dificuldades de comparecerem várias vezes ao posto. Segundo Tereza, muitas pessoas não têm a facilidade de ir à unidade de saúde várias vezes. “Primeiro tinham que marcar o exame, depois coletar o material e precisa de mais uma terceira ida para buscar o resultado. É muito sacrificante”, relata. O teste rápido do HIV amenizará a demanda e facilitará o tratamento em casos positivos. A chefe do posto ainda diz: “Com apenas uma visita à unidade, o cliente é aconselhado sobre prevenção, sintomas e tratamento de DSTs. Aproveitamos para orientá-los sobre o rastreamento de outras doenças e também para tirar dúvidas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade