Agricultura em destaque no Hora Técnica de hoje

quarta-feira, 24 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Neste dia 24, às 21h, o programa Hora Técnica debate “Ações da Agricultura para recuperação e desenvolvimento da economia agrícola do município”, tendo como participantes a engenheira agrônoma Alda Maria de Oliveira, coordenadora da Câmara Técnica de Agronomia, e o advogado Roberto Wermelinger, secretário municipal de Agricultura. O programa é da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) e terá intermediação do jornalista Paulo de Carvalho.

A agricultura é um importante setor da economia do município e que também sofreu perdas significativas em lavouras instaladas, equipamentos e edificações de apoio à atividade agrícola com as chuvas de janeiro. Para consolidar o processo de recuperação sustentável da agricultura no município, a Secretaria de Agricultura vem se empenhando na elaboração de projetos e realização de ações simples e imediatas. Destaca-se a importante parceria com a Emater local, com a qual discute a instalação de um Escritório Avançado em Vargem Alta, região da floricultura.

No que se refere à contenção de encostas a secretaria está empenhada num projeto de plantio de árvores de pequeno porte, bem como a consorciação de capim vetiver (de origem indiana) com grama amendoim, uma leguminosa rasteira de Mata Atlântica. Tem documentado o aporte financeiro pelo Banco Mundial a cerca de 360 proprietários rurais. Além disso, através de emenda parlamentar do então deputado Fernando Lopes, foi realizada a compra de duas retroescavadeiras e dois caminhões que serão utilizados para fomento da agricultura especialmente dos truticultores nos 5º e 7º distritos, além dos agricultores familiares do 3º distrito. Também está sendo preparado um projeto de criação de centro social e agroindústria para beneficiamento de pescado em Macaé de Cima, para o qual já existe um aporte de R$ 700 mil (emenda parlamentar).

Possui ainda em andamento um projeto de alimento minimamente processável, embrião da primeira real agroindústria direcionada à família rural, para o qual já estão destinados R$ 100 mil, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil. Aliado a isso discute-se a reativação da Cooperativa da Mulher Rural, pois além das mulheres serem percebidas como elemento fundamental para uma agroindústria familiar, a cooperativa ajudaria na comercialização—grande gargalo da atividade agrícola. Este projeto está ligado ao PAA—que visa a compra direta de alimentos do produtor para entrega a entidades de assistência social. Operado pela Conab do Ministério da Agricultura, funciona em parceria com o Banco Rio de Alimentos, a Unacoop e Ministério do Desenvolvimento Social. Há mais de cem famílias rurais envolvidas neste programa, criado como estratégia local de contribuição ao Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema.

Para reflorestamento econômico apoia o desenvolvimento da fruticultura, com introdução de novas espécies e variedades adaptadas ao clima ameno de território de montanha como é o nosso. Discute-se também a introdução da oliveira, cujo plantio é considerado apropriado para a produção de azeitonas em nosso município.

Orientado pela ideia de “união de todos”, o secretário Roberto Wermelinger defende que o orçamento municipal deveria ser discutido num processo de integração de todas as secretarias. O debate em torno dessas questões você acompanha no programa desta semana transmitido ao vivo. Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a associação, enviar sugestões ao programa ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade