(SECOM) A secretaria estadual de Defesa Civil e a secretaria municipal de Ordem Urbana, através da Coordenadoria de Defesa Civil, promoveram encontro de capacitação de agentes dos Postos de Saúde da Família (PSF) e outras lideranças comunitárias na quinta-feira, 18, no Salão Azul da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Ministrada pelo tenente-coronel bombeiro Paulo Renato, diretor da Escola de Defesa Civil, a capacitação teve como tema a percepção de riscos e implantação do sistema de alerta/alarme com sirenes. O trabalho está sendo executado nos três municípios afetados pela tragédia de janeiro passado — Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
CAPACITAÇÃO E AÇÃO - O encontro foi aberto pelo secretário municipal de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar Miranda, que representou o prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto. Ele agradeceu a presença da engenheira Elaine La Torre, representante da Defesa Civil nacional, e falou da solidariedade havida em Nova Friburgo no período das fortes chuvas e do trabalho da Defesa Civil na preservação de vidas.
O coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente-coronel bombeiro João Paulo Mori, agradeceu a presença de representantes da ONG Viva Rio e das lideranças comunitárias que atenderam ao apelo para a capacitação sobre o sistema de alerta/alarme com sirenes que está para ser implantado em Nova Friburgo. Segundo Mori, todos que escolheram viver em Nova Friburgo sabem que a cidade é vulnerável, com encostas e rios, e devem se adaptar ao clima e à topografia da cidade. Ele também falou de detalhes sobre o atendimento à população e abrigos em lugar seguro em caso de situações extremas. E finalizou explicando que a ideia do sistema é da Defesa Civil estadual, comandada por Sérgio Simões.
Para o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (6º GBM), tenente-coronel Luiz Emanuel Palência Barbosa, as presença dos líderes comunitários na capacitação representa a união de todos os setores para agir nos momentos mais difíceis. A capacitação foi iniciada por Paulo Renato pouco depois das 9h e prosseguiu até as 16h.
AJUDA ÀS COMUNIDADES - Claudiana Romito é agente do PSF de Riograndina. Ela se mostrava satisfeita por participar da capacitação da Defesa Civil e assim poder ajudar a sua comunidade, além de passar a outras pessoas os conceitos aprendidos.
Para Valcenir Faria, presidente da Associação de Moradores do Loteamento Floresta, sua participação foi importante porque, com a capacitação, poderá ajudar ainda mais a sua comunidade, onde morreram 44 pessoas na tragédia de janeiro, muitos dormindo. Ele espera a implantação de uma das sirenes no Floresta.
O presidente do Conselho Municipal das Associações de Moradores de Nova Friburgo (ComAmor), Cezar Bezerra (Cezinha), comentou que a capacitação da Defesa Civil tem tudo a ver com a tragédia ocorrida em janeiro, quando não gostaria de ter passado o que passou. Foi alertado pela Defesa Civil sobre a precipitação de chuvas intensas, tomou conhecimento do desmoronamento de um imóvel em Olaria no dia 11 e passou a noite para o dia 12 avisando, por telefone, os presidentes e diretores de associações de moradores com as quais mantinha contato, especialmente onde havia áreas de risco.
Cezinha crê que, com a capacitação da Defesa Civil, as lideranças comunitárias, devidamente preparadas, possam salvar muitas vidas, com mais estrutura e de forma ordenada. Para o presidente do ComAmor, essa capacitação deve continuar, nas comunidades, talvez nos fins de semana, para que mais pessoas possam ser preparadas para agir em caso de fortes chuvas.
Deixe o seu comentário