Secretaria de Cultura promove concertos na Catedral e no Teatro Municipal de Nova Friburgo

quinta-feira, 18 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Secretaria de Cultura promove concertos na Catedral e no Teatro Municipal de Nova Friburgo
Secretaria de Cultura promove concertos na Catedral e no Teatro Municipal de Nova Friburgo

O projeto Música na Matriz apresenta sábado, 20, às 18h, na Catedral São João Batista, o Duo Dimos Goudaroulis & Nicolau de Figueiredo, e no domingo, 21, às 19h, também em única sessão, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, a orquestra de câmara do Canadá I Musici de Montréal, sob regência de seu diretor artístico e violoncelista, o russo Yuli Turovsky. Os dois eventos, franqueados ao público, são patrocinados pela Art Invest, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que tem como coordenador musical o instrumentista Mário Jorge.

Violoncelista versátil e músico ativo, o grego Dimos Goudaroulis se destaca por pertencer a uma nova geração de brilhantes instrumentistas, dominando diversos estilos musicais e se apresentando tanto com instrumentos modernos quanto com instrumentos de época. Nascido em 1970 na Grécia, estudou violoncelo em Tessalônica e depois em Paris, onde começou a tocar jazz. Explorando novas possibilidades, criou uma linguagem singular para o violoncelo, o que o levou a se apresentar com músicos como Lee Konitz, Jackie McLean, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, entre outros. Radicado no Brasil desde 1996, foi professor na Unicamp por nove anos e hoje integra a Camerata Aberta.

Nicolau de Figueiredo, tido pela crítica como um dos mais proeminentes músicos brasileiros da atualidade, é cravista e regente, dedicando-se em especial ao repertório dos séculos XVII e XVIII. Reside desde 1980 na Europa onde em 1984 obteve o primeiro Prêmio de Virtuosidade de Cravo, tendo sido também agraciado com o 1º lugar nos concursos internacionais de Nantes (84) e Roma (85). Entre 1990 e 2000 foi diretor musical da classe de ópera da prestigiada Schola Cantorum Basilienses, na Suíça, e entre 2004 e 2007 ensinou interpretação do repertório barroco aos cantores do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.

Fundada em 1983 pelo violoncelista e maestro Yuli Turovsky, a orquestra de câmara I Musici de Montréal é a mais importante do Canadá, sendo referência pela alta qualidade na execução das obras de Haendel. Composta por 15 músicos, seu repertório é vasto, do barroco ao contemporâneo. Anualmente o grupo realiza uma intensa temporada de concertos, com mais de 100 apresentações em todo o mundo, incluindo três séries de prestígio na cidade de Montreal. Entre as principais salas de concerto do mundo onde se apresenta, estão: Lincoln Center (NYC); Palais de Beaux-Arts (Bruxelas); Seiji Osawa Hall (Tanglewood); Gewandhaus (Leipzig); Kioi Hall (Tóquio); Sala Mozart (Zaragoza); Victoria Hall (Genebra); e Tonhalle (Zurique).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade