Editorial - Sem conexão - 18 de agosto 2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

DADOS da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) aponta que o país encerrou julho com 45,7 milhões de acessos à internet banda larga. Somente no mês passado, foram 1,9 milhão de novas conexões, revelando um crescimento de 34% acima da média mensal brasileira, que é de 1,4 milhão.

OS AVANÇOS da tecnologia têm produzido um boom de consumo em todo o país, durante todo o ano. Por todos os lugares, televisores de plasma, computadores e laptops, aparelhos de vídeo, celulares e um sem número de utilitários são consumidos e contribuem para facilitar o dia a dia nas cidades, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida da população.

A EDUCAÇÃO, por seu lado, foi enormemente favorecida pela tecnologia da informação e hoje já não vivemos na escuridão dos excluídos. Em maior ou menor escala, o Brasil absorveu a TI e hoje é meta dos governos informatizar todas as escolas públicas, com acesso gratuito à banda larga e à internet. E também os professores foram beneficiados com doação de equipamentos, como se viu no Estado do Rio.

O ACESSO ao crédito, facilitado pelas enormes condições de pagamento hoje oferecidas, impulsionou o comércio de eletrônicos a ponto de se transformar em verdadeira febre de consumo largamente difundido por todas as idades, em todas as escalas sociais. Responder a essa procura com equipamentos de qualidade e uma boa prestação de serviços, porém, ainda é um grande desafio.

A ERA digital, embora real em muitas cidades, ainda não está implantada em Nova Friburgo. A ausência de políticas de inclusão digital, a nível municipal, não tem favorecido a população, que hoje dispõe de poucos telecentros, virando-se nas lan houses na cidade, porém muitas vezes inacessíveis e insuficientes para suprir a demanda no município.

PARCERIAS com instituições educacionais, como a UFF e a Uerj, e centros tecnológicos com instalações em Nova Friburgo, poderiam alavancar o desenvolvimento digital no município. Assim como em muitas cidades do interior que avançaram na cidadania digital, Nova Friburgo deveria dar exemplo de democratização da informática ao oferecer tal benefício aos seus cidadãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade