Sindicato dos Agricultores é fundado em concorrida assembleia na Queijaria Suíça

quarta-feira, 17 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Sindicato dos Agricultores é fundado em concorrida assembleia na Queijaria Suíça
Sindicato dos Agricultores é fundado em concorrida assembleia na Queijaria Suíça

No último sábado, 13, foi realizada a assembleia geral para formação do Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo (Sindaf-NF) com a presença de centenas de agricultores de todas as partes do município. Inclusive em alguns distritos foram organizadas caravanas, como o caso de São Pedro da Serra e Lumiar. O auditório da Queijaria Suíça, situado em Conquista, foi pequeno para tamanha manifestação do setor produtivo agrícola de Nova Friburgo.

Autoridades como os vereadores Manoel Martins (PSB) e Pierre Moraes (PDT), o deputado estadual Rogério Cabral e a ex-prefeita Saudade Braga, ambos do PSB, e ainda presidentes de sindicatos locais e de municípios vizinhos marcaram presença no concorrido evento. O subsecretário de Meio Ambiente, Daniel Cardoso, representou o prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cachoeiras de Macacu, Erenildo Silva Baiense, afirmou que somente a união dos agricultores poderá promover as melhorias que o setor precisa. Já o presidente do Sindicato dos Produtores de Teresópolis, Ademar Veiga, declarou estar impressionado com tamanha mobilização do segmento em Nova Friburgo. Ele afirmou que poucas vezes viu uma assembleia tão concorrida e participativa. Disse ainda que o exemplo de Nova Friburgo deveria ser seguido por todos os demais municípios produtores do estado.

O coordenador estadual do movimento, Paulo César Mendonça, afirmou que vai lutar para que todos os municípios com potencial agrícola do estado sigam o exemplo de mobilização de Nova Friburgo, para consolidação de uma política pública voltada para os agricultores familiares do estado.

Já a coordenadora nacional desse movimento sindicalista, a baiana Elisângela Santos Araújo, garantiu todo apoio para consolidação do Sindaf-NF. Ela declarou que desconhecia o potencial agrícola do município, pois sabia apenas da grande rede associativista existente em Nova Friburgo, implantado pelo Programa Associar, em 2002, pela Prefeitura.

Os 30 presidentes das associações rurais do município marcaram presença, com suas representações, proporcionando uma representatividade poucas vezes vistas em Nova Friburgo, como garante Wadith Chaboudet, da Associação de Vargem Alta. Para o diretor da Associação de São Lourenço, José Adilso de Medeiros, o Sindaf-NF permitirá aos agricultores acessar com mais facilidade o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a emissão do Documento de Aptidão do Pronaf (DAP) e os benefícios da Previdência Social, incluindo a aposentadoria rural, que atualmente é um dos maiores problemas enfrentados pelos agricultores familiares.

Para o coordenador geral do evento, o zootecnista Selmo de Oliveira Santos, a aprovação, pela assembleia, da criação do Sindaf-NF, foi um dos maiores passos dados pelos agricultores familiares de Nova Friburgo, consolidando a estruturação agrária do município, iniciada com o Programa Associar, implantado pela Prefeitura em 2002.

Na assembleia foram aprovados o estatuto do Sindaf-NF, as contribuições sociais, base territorial e a chapa única, liderada por José Carlos Cardinot (Juca) para presidente e José Adilso Medeiros para vice-presidente, além de mais cinco diretores e três conselheiros fiscais e seus respectivos suplentes, para um mandato de dois anos. O Sindaf seguirá agora um longo caminho pelos corredores burocráticos do país para sua legalização e estabelecimento.

Além de Juca Cardinot, de Cardinot, e José Adilso Medeiros, de São Lourenço, o Sindaf-NF tem na secretaria geral de comunicação, Devanir de Oliveira Gravino, de Centenário; suplente, Marjô Mendes Gaspari, São Pedro da Serra; secretaria de finanças e administração, Daniel Rubens Cardoso, Santa Cruz; suplente, Dalto Luis Tardim Queiroz, Santa Cruz; secretaria de políticas sociais, saúde e previdência social, Olendina Sarlarini Ferreira, Conquista; suplente, Jorge Pajuaba, Barracão dos Mendes; secretaria de luta pela terra, reforma agrária e ambiente, Jailton Barroso Eller, São Pedro da Serra; suplente, Manoel Ouverney, Benfica; secretaria de produção, comercialização e capacitação, Isaías José Martins, Centenário; e suplente, Cerli Macário Schuenck, Santa Cruz.

O conselho fiscal ficou integrado por Alcir Fonseca Lima, de Salinas; Manoel Wadith Chaboudet, Vargem Alta; e Carlos Alberto Bernardo da Silveira, Stucky. Os suplentes são Tacir Condack, de Campo do Coelho; Helio Muniz, Serra Nova-Rio Grande; e Wagner Luis Fernandes, Serra Velha-Rio Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade