Roda de Leitura Fruta Madura reúne a melhor idade para dividir experiências de vida através da literatura

quarta-feira, 17 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A Secretaria Pró-Leitura, em mais uma iniciativa para promover este importante hábito, promove todas as quintas, a partir das 15h30, a “Roda de Leitura Fruta Madura”, voltada à terceira idade, na Biblioteca Pública Municipal. Apresentando livros de diversos gêneros literários, como romances, contos, poesias e trovas, a roda vai reunir vivências e histórias de vida de cada participante para criar a troca de impressões e a produção textual.

Para o escritor e educador Álvaro Ottoni, secretário municipal Pró-Leitura, “é uma oportunidade não só de encontro, de entretenimento para os mais vividos, mas sobretudo de leitura e releitura da vida de cada um. A roda é uma atividade muito interessante porque ela possibilita a intertextualidade, ou seja, a oportunidade de cada um trocar os textos. Porque cada leitor leva para o livro suas experiências de vida, seus conceitos, seus ‘pré-conceitos’, enfim, a leitura é sempre uma troca entre leitor e texto”.

As rodas de leitura também acontecerão em todas as salas de leitura montadas pela cidade — e nas cinco bibliotecas rurais instaladas dentro do programa “Uma Sala de Leitura em Cada Bairro”. Para participar, os interessados devem se inscrever pelos telefones (22) 2521-1761 ou (22) 2522-3795, com a coordenadora do projeto, Elisabeth Vertulli, ou na própria Biblioteca Pública Municipal, que fica na Rua Farinha Filho 50, anexo à Câmara Municipal.

Secretaria Municipal Pró-Leitura entra no programa “Agentes Jovens de Leitura”

As ações da Secretaria Municipal Pró-Leitura têm rendido elogios. A Secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, enviou um e-mail para o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto parabenizando a Prefeitura de Nova Friburgo por ter sido um dos 16 municípios contemplados com o “Programa Agentes Jovens de Leitura”, do Ministério da Cultura, através da Secretaria Pró-Leitura.

O escritor e educador Álvaro Ottoni capacitará 11 jovens friburguenses que atuarão como multiplicadores de leitura em bairros e distritos da cidade. Os jovens receberão, ainda, uma bicicleta, acervo de cem livros, uniformes do governo federal, além de um pró-labore pelo exercício da função.

A atuação da Secretaria se destaca também pelo comprometimento com o trabalho. De acordo com Ottoni, desde que foi criada, a Pró-Leitura participa ativamente de diversos programas dos governos federal e estadual. “Acessamos diariamente os sites, nunca perdemos prazo, e até agora conseguimos nos habilitar a todos. No ano passado, conseguimos com o governo federal verba de R$115 mil para nosso projeto de dinamização da biblioteca, um projeto disputadíssimo por bibliotecas de todo o país — a qual aguardamos liberação por parte do governo federal. Em edital do Ministério do Desenvolvimento Agrário, conseguimos aprovação para a implantação de cinco bibliotecas rurais, Arca das Letras, já entregues às comunidades de Amparo, Riograndina, Vargem Alta, Córrego Dantas e Galdinópolis. Montamos na biblioteca uma audioteca, com mil livros falados para atender aos deficientes visuais em convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e nos preparamos para montar um centro tecnológico de inclusão digital para todo o tipo de deficientes em convênio com o Instituto Vital Brasil e com a Caixa Econômica Federal”, finalizou o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade