Lions Clube promove o Baile do Candelabro

segunda-feira, 15 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

Marque na agenda. Dia 16 de setembro, sexta-feira, será realizado o Baile do Candelabro, na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF) (Avenida Galdino do Valle Filho 35, Centro), a partir das 22h. A promoção é do Lions Clube de Nova Friburgo, que com a renda desse baile desenvolve quatro campanhas durante o ano: acuidade visual de alunos, Berço Esperança — de doação de enxovais para mães carentes —, cadeiras de rodas por empréstimo e o Castor Bike — ciclistas que fazem doação de brinquedos no Dia da Criança. Todo o serviço do Lions é voluntário.

O presidente do Lions Clube Nova Friburgo, Celso Novaes, fala com entusiasmo do Baile do Candelabro, à luz de velas, já antigo, tradicional e que ele está fazendo questão de manter. Com o valor arrecadado, o Lions desenvolverá as quatro campanhas que beneficiam a comunidade.

ACUIDADE VISUAL – Esta campanha é realizada por leões (como são chamados os integrantes de Lions Clube) nas escolas, a fim de detectar problemas de visão nos alunos. Inicialmente, todos passam pelos testes e os que apresentam qualquer distúrbio são encaminhados para atendimento com um oftalmologista.

BERÇO ESPERANÇA – As mães carentes que dão à luz seus filhos no Hospital Maternidade de Nova Friburgo formam o público-alvo dessa campanha. Elas ganham enxovais de bebês confeccionados pelas domadoras (como são chamadas as mulheres dos leões), que trabalham em dias específicos na própria sede do Lions Clube de Nova Friburgo (Praça Getúlio Vargas 71, fundos, atrás do Centro de Arte, Centro). Celso Novaes enfatiza que na maioria das vezes as mães beneficiadas são realmente carentes e não têm absolutamente nada, nem mesmo uma fralda para o bebê.

CADEIRA DE RODAS – Essa campanha faz empréstimos, por tempo indeterminado, além das cadeiras de rodas, de muletas e bengalas, igualmente para pessoas carentes. O tempo de empréstimo pode ser rápido, assim que a pessoa se restabelecer, ou por toda a vida, se for o caso. De acordo com Novaes, normalmente os equipamentos são devolvidos, porque os beneficiados são conscientizados de que outros aguardam a vez de também serem atendidos.

CASTOR BIKE – Essa campanha é feita especificamente no dia 12 de outubro, Dia da Criança. Trata-se de uma turma que sai de bicicleta a fim de distribuir brinquedos para as crianças, em comunidades carentes ao redor da cidade. O percurso já é tradicional, passa pelos bairros Catarcione e Nova Suíça e segue até Conselheiro Paulino. Em dez anos dessa campanha já foram distribuídos 14 mil brinquedos, dos quais dois mil só no ano passado.

ESCOLA DE INFORMÁTICA - Mas nem só de Baile do Candelabro vive o Lions Clube de Nova Friburgo. Outras fontes de renda para as obras sociais que desenvolve são churrascos, rifas e patrocínios. Há também as parcerias. Celso Novaes, inclusive, tem como meta tornar o seu clube mais conhecido, colocá-lo mais em contato com a comunidade. E uma das opções é a escola de informática, montada em parceria com o Sebrae — que doou os computadores — numa sala ao lado da sede do clube.

Outra meta de Novaes é fazer o seu clube crescer, conforme diretriz do Distrito LC 11, ao qual o clube friburguense está agregado. E para dar conta das atividades são envolvidos os 30 leões associados e respectivas domadoras. Como exemplo, no próximo dia 28, domingo, a partir das 20h, no Hotel Bucsky, será prestada homenagem à colônia da Áustria em Nova Friburgo. Já foram homenageadas as colônias do Líbano, Pan-Africana, Itália, Japão e Portugal. Outras colônias ainda receberão a homenagem do Lions Clube de Nova Friburgo.

O Baile do Candelabro tem classificação de 18 anos e as mesas estão à venda na secretaria da SEF e na loja Doces Sader, no Suspiro. Mais informações pelo telefone 2522-5878.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade