(SECOM) - O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Obras e do programa Somando Forças, iniciou as obras de contenção das encostas na Praça do Suspiro, acima do Teatro Municipal e da capela de Santo Antônio; antigo Clube dos 50, Rua Cristina Ziede (duas), no Centro; e da Alameda Eduardo Guinle, ao lado do Educandário Miosótis, no Paissandu. A informação é do secretário extraordinário de Reconstrução da Região Serrana, Afonso Monnerat. Segundo o secretário, outras duas obras de contenção de encostas estão para serem iniciadas, em Duas Pedras e Córrego Dantas.
Essas obras foram comemoradas pelo prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, que tem se entrosado com as autoridades estaduais visando à recuperação de Nova Friburgo. Para o prefeito, o início dessas obras significa respeito social com o povo friburguense, com as diversas comunidades da cidade para que permaneçam no local onde escolheram para viver e se locomover, além de preservar o patrimônio, como, por exemplo, a Capela de Santo Antônio, no Suspiro.
Despachando com o secretário municipal de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa (Helinho), em seu gabinete, Dermeval Neto disse que a Prefeitura também está fazendo a sua parte, como a limpeza dos bueiros, manilhas, galerias e córregos, como por exemplo, na Lagoinha, de onde já foram retirados 300 caminhões de entulho. Dermeval e Helinho salientam que se esse entulho da Lagoinha não fosse retirado chegaria à Vila Amélia e Suspiro de novo, em caso de chuvas fortes. No local está sendo refeita a ponte, para o restabelecimento da linha de ônibus do bairro e a circulação dos demais veículos.
O prefeito e o secretário de Obras comentaram ainda que a encosta da Rua Sylvio Henrique Braune, no acesso ao Hotel Mirador Dominguez (desabada desde 2007), está sendo feita com recursos do Ministério das Cidades. No bairro Duas Pedras, o córrego será desviado pela Rua São Pedro, evitando o antigo percurso por trás das casas dessa rua, afetadas na tragédia de janeiro.
Deixe o seu comentário