Universitários passam férias ajudando a restaurar a Creche Cantinho Feliz, em Mury

quinta-feira, 11 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Universitários passam férias ajudando a restaurar a Creche Cantinho Feliz, em Mury
Universitários passam férias ajudando a restaurar a Creche Cantinho Feliz, em Mury

Ana Borges

Cerca de 40 estudantes de universidades do Rio, Minas e Niterói passaram uma semana em Nova Friburgo colaborando na restauração da Creche Cantinho Feliz, em parceria com a Prefeitura. Fundada em dezembro de 1990, em Mury, a unidade atende 80 crianças. Na semana anterior ao início das aulas, o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, foi vistoriar as obras e agradecer ao grupo de voluntários pela iniciativa.

A diretora Emília da Conceição David de Assis, acompanhada da dirigente Maria Cláudia da Rosa, recebeu o secretário, fez as apresentações e mostrou o trabalho que estava sendo feito pelos jovens, reunidos pelo professor-doutor em Educação, João Malheiros, da UFRJ, organizador do grupo.

“Este é um trabalho totalmente voluntário, motivado pela destruição que as chuvas de janeiro provocaram. Todo ano fazemos um trabalho social nas férias de julho. Em 2009 fomos para Roraima, ano passado fomos a Tocantins, e este ano escolhemos vir para Friburgo. Somos um grupo itinerante e, como ensino ‘ética na educação’, acredito que a melhor forma de aprender essa disciplina é praticando. Estamos aprendendo mais sobre ética aqui, nesse trabalho, do que numa sala de aula. Ontem estávamos todos cansados, mas felizes, motivados por estar ajudando a quem precisa”, frisou.

Segundo Emília, o muro nos fundos do terreno caiu com as chuvas de janeiro e assim como diversas outras unidades de ensino, esta também está passando por obras para melhorar as condições físicas do prédio. A Emop reconstruiu o muro e a sede, que possui 860 metros quadrados de área construída e está tendo paredes, revestimentos (lambris), portas e janelas removidas e reconstruídas para facilitar a circulação das professoras e crianças, e tornar o ambiente mais arejado. Um dia antes do reinício do ano letivo, a creche passou por uma faxina realizada pela equipe da creche.

“Esses meninos são verdadeiros anjos da guarda. Eles abriram mão da diversão ou descanso durante uma semana para nos ajudar. E estão pegando no pesado, porque construção é um trabalho braçal que exige força. São alunos da UFRJ, da UFF, do Salesiano (RJ), de Londrina (PR), de Campinas (SP), do São Bento (MG), e de Nova Friburgo, também. Eles são maravilhosos”, ressaltou Emília, que preparou um certificado de agradecimento para entregar a cada voluntário.

Os jovens participam de uma organização, segundo explicou Felipe, aluno da UFF. “Tem um site que divulga os trabalhos que estão sendo organizados para ajudar comunidades, cidades, enfim, populações que estão passando por dificuldades. As pessoas interessadas em participar entram em contato e formamos os grupos”, explicou.

Alexsandro Bonna, mestrando da UFF, além de participar, costuma mobilizar os colegas para formar uma equipe de voluntários. “Esse site elaborou o Projeto Mury por causa da enchente de janeiro. Temos pouca prática nesse serviço, mas muita boa vontade. Moro em Niterói, mas não conhecia Friburgo e estou aproveitando para conhecer a cidade. Gostei muito do que vi, é uma cidade linda”, comentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade