“Mel pelo Turismo” é tema do Hora Técnica de hoje

quarta-feira, 10 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Neste dia 10, às 21h, na TV Zoom, o tema “A produção de mel para o desenvolvimento de Nova Friburgo pelo turismo” será debatido pelo engenheiro agrônomo Cristiano de Carvalho Valladares, coordenador da Câmara Técnica de Agroindústria e diretor técnico da Valtex, e o médico veterinário Luis Morais, do Apiário Amigos da Terra, no programa Hora Técnica, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf). A intermediação será do jornalista Paulo de Carvalho.

O mel — produto da laboriosa atividade das abelhas — pode, além de saborosa presença à mesa, transformar-se de atividade secundária e de lazer em fator de desenvolvimento econômico. No início da década de 90 do século passado, o Apiário Amigos da Terra — fruto da decisão de concentrar na produção de mel todo um projeto de preservação do planeta e colaboração com a natureza, inicialmente baseado na agricultura orgânica e procedimentos alternativos — iniciou suas atividades de forma espontânea, sem estratégia de divulgação e marketing, com atenção em pequenas lojas.

Em 2002 a China, que era o maior produtor mundial de mel, saiu do mercado. Com isto o preço do mel triplicou. Diante do aumento da demanda por mel, o Apiário decidiu voltar-se para o turismo e iniciou alguns “fantours” — visitas organizadas para certos grupos de pessoas definidos. A partir de um contato inicial com escolas do Rio de Janeiro, passou a desenvolver um “turismo pedagógico”. Isto levou à criação do Museu do Mel, cadastrado no Ministério da Cultura. O bom resultado financeiro, fator de desenvolvimento econômico da cidade, estendeu-se até inicio deste ano. Com a tragédia houve uma retração de 70% a 80% nos negócios. Não obstante, tendo seu produto conhecido em função do turismo, foi escolhido numa rodada de negócios feita por supermercado do Rio de Janeiro — este indício de recuperação do empreendimento evidencia-se como uma das muitas ações em andamento para a recuperação econômica da cidade.

Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a associação, enviar sugestões ao programa ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade