Cumprindo as diretrizes do governo federal, através do Ministério da Assistência Social, a Secretaria de Assistência Social de Duas Barras, sob o comando de Armando Rosemberto, o Bebeto, realizou com sucesso, nas dependências do Restaurante Portal do Vale, localizado no trevo de acesso à sede do município, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que refletiu sobre o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”.
O evento, considerado um verdadeiro sucesso pelo próprio secretário da pasta, que participou diretamente da organização de toda a conferência juntamente com sua equipe de trabalho, reuniu autoridades do governo municipal, representante do Estado e várias entidades representativas da sociedade civil organizada envolvidas em diversos projetos sociais na municipalidade. Sob a locução de Josias Cruz foi composta a mesa de trabalho que contou com a presença do secretário Bebeto, da assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Taís Helena de Paula, da secretária de Educação Maria das Graças, do secretário de Meio Ambiente Maurício Wermelinger e da secretária distrital Amanda Hoelz.
A conferência foi aberta oficialmente com o Hino Nacional Brasileiro executado por jovens músicos da Escola de Música da Sociedade Musical 8 de dezembro, projeto que conta com o apoio direto da Prefeitura de Duas Barras, sob a regência do maestro Cândido. Em seguida o secretário Bebeto falou sobre a proposta da conferência deste ano e os principais desafios para a consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e a valorização dos trabalhadores que atuam neste setor. “Com a criação do terceiro e quarto distrito no município solicitei a equipe que atua em nossa secretaria para que fosse feito um amplo levantamento da realidade social dessa região. A ideia, a exemplo do que estamos fazendo nas demais localidades do município, é levar o atendimento social com cursos e outras ações a essas comunidades, com a implantação de uma unidade de atendimento social. Queremos fazer com que nossa equipe se desloque para atender às comunidades, evitando o deslocamento dessas comunidades para a sede do município, pois entendemos as dificuldades que isso provoca”, destacou o secretário.
Bebeto fez questão de destacar e agradecer o apoio que vem recebendo por parte do prefeito Antonio Carlos, da primeira dama Sônia Amélia e de toda a equipe do governo no desempenho de suas funções à frente da Secretaria de Assistência Social, em especial o empenho de toda sua equipe de trabalho: “Não quero citar nomes, mas acredito que um trabalho com o alcance e importância das diversas ações que são desenvolvidas na área social do nosso município, e que mexe diretamente com a vida das pessoas só alcança o sucesso se for realizado em equipe. Eu acredito nisso e é assim que gosto de trabalhar”, disse emocionado.
Após a palavra do secretário, a presidente do CMAS, Taís Helena, reforçou a importância da Conferência para Duas Barras, o alcance do tema proposto para este ano e a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual levando as propostas do município que serão encaminhadas a Conferência Nacional em Brasília. Em seguida, logo após aprovação pelo Plenário do Regimento Interno da Conferência, seguiram-se as apresentações propostas pela coordenação dos trabalhos, dirigidos pela assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Taís Helena, a quem coube também fazer uma ampla explanação sobre as atividades e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social de Duas Barras, com destaque para as apresentações da oficina de música com alunos do professor Minguinho, homenageado do dia pelo seu aniversário. O coral da terceira idade formado por idosos de Duas Barras e Monnerat sob a coordenação de Cesário Ramos, entre outras oficinas.
Durante a conferência os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos através das diversas oficinas e ações da Secretaria. Bem como, a oportunidade de participar da palestra proferida pelo presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Patrick Muniz. Ao fim da conferência foram eleitos um total de oito delegados, que representarão Duas Barras na Conferência Estadual de Assistência Social, que tem como titulares Carla Lúcio, Rosiene, Carlúcia Gomes e Lourrane Terra.
Deixe o seu comentário