Pindorama terá curso sobre bioconstrução

quinta-feira, 04 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Luiz Augusto Queiroz

O Instituto Pindorama está com inscrições abertas para o seu mais novo curso “Habitações sustentáveis com bioconstrução”. Os interessados deverão proceder suas inscrições junto à ONG, através da site www.pindorama.org.br. As aulas acontecerão dos dias 2 a 7 de setembro, na sede do instituto, no Circuito Ponte Branca, em Nova Friburgo.

Na oportunidade, os alunos terão a chance de poder aprender novas técnicas para construir suas próprias casas, através de ecotécnicas. Estruturas de bambu, telhado verde e saneamento ecológico são alguns dos principais conteúdos apresentados no curso. Formado por um grupo de pesquisadores, agrônomos e professores, o Instituto Pindorama vem desenvolvendo novos conceitos em construções civis mais sustentáveis. Baseado em critérios de permacultura e ecovilas, esse curso é mais um oportunidade para quem deseja praticar uma vida mais saudável, equilibrada e harmoniosa consigo mesmo e principalmente, com a Natureza.

Um dos ministrantes do curso será Nilson Dias, gerente de projetos do Pindorama e especialista em bioconstruções, sobretudo com a utilização de bambu como matéria-prima básica. Nilson é permacultor certificado pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa (Ipep), pós-graduado em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor de ioga.

Outro ministrante do curso será Daniel Dias, irmão de Nilson e engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Daniel também é permacultor certificado pelo Ipep, especialista em manejo e construções com bambu, e atualmente se dedica a pesquisas nas áreas de contenção de encostas e recuperação de áreas degradadas.

Além dos irmãos Dias, o curso contará também com os ensinamentos de João Rockett, fundador e diretor do Ipep. Até o momento o especialista já formou mais de seis mil agricultores em agroecologia. Rockett também foi consultor do projeto Araçuaí Sustentável 2006, um dos cinco finalistas do prêmio GlobeAward, na categoria “prêmio cidade sustentável 2011”, patrocinado pela Petrobrás.

Os investimentos para quem deseja participar do curso são de R$ 898 (12x 89), para ficar em dormitório, e de R$ 798 (12x 79), para quem for ficar no camping. Porém, segundo a organização do evento, as vagas para a área de camping só serão liberadas após o preenchimento de todas as vagas do dormitório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade