Neste dia 3, às 21h, na TV Zoom (canal 10 do sistema RCA), o tema “Projeto Recomeçar: treinamento para pronta resposta e reação a desastres naturais” estará em debate no programa Hora Técnica, tendo como participantes o engenheiro agrônomo Gero Band, coordenador da Câmara Técnica de Comunicação Social da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf); Juliana Dantas, coordenadora do projeto Recomeçar Nova Friburgo/Viva Rio, e Leonardo Garcia, coordenador de Agentes Comunitários de Saúde e Educação Ambiental (ACSEA), do Projeto Recomeçar em Nova Friburgo e Teresópolis. A intermediação será do jornalista Paulo de Carvalho.
Diante da catástrofe que atingiu Nova Friburgo em janeiro deste ano, o Viva Rio desde o primeiro dia se mobilizou em uma resposta humanitária, juntando 17 anos de experiência em atuação diante de situações de emergência e trabalho voluntário a um amplo movimento de solidariedade. Numa primeira fase operacionalizou em parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro e diversas empresas privadas, o SOS Região Serrana. Em Nova Friburgo, em parceria com a Igreja Ceifa e Rotary Club, o Viva Rio, através da criação imediata de uma rede logística e de comunicação recolheu, separou e entregou ao destino final, mais de 200 toneladas de donativos por dia, bem como mobilizou voluntariado das mais diversas áreas de atuação para atendimento das demandas emergenciais.
Em termo de parceria firmado com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo no dia 15 de março do corrente ano, o Viva-Rio estabeleceu base em Conselheiro Paulino objetivando a execução do Projeto Recomeçar — um conjunto de ações coordenadas que favorecem a população do 6º distrito (mais especificamente Alto do Floresta, Floresta e Três Irmãos). Este trabalho será conduzido em torno de três grandes eixos: Saúde, Reassentamento e Reflorestamento, Prevenção e Reação a Desastres. Dentre as ações desenvolvidas está a formação de uma equipe de 11 (onze) agentes comunitários de saúde e educação ambiental, formada por pessoas da comunidade local, para atuar pró-ativamente em casos de desastres ambientais e favorecer a inserção nos organismos sociais destes bairros, visando o cadastramento dos moradores para prevenção e promoção da saúde e educação ambiental.
Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a associação, enviar sugestões ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário