EVENTOS da maior importância para o comércio do Estado do Rio aconteceram neste primeiro semestre do ano, que deram visibilidade a Nova Friburgo, num esforço de promover a reconstrução da cidade atingida pela chuva de janeiro. Um deles, sem dúvida alguma, foi Fashion Rio, que promoveu a indústria da moda do Rio e a moda íntima friburguense e da região ganhou novamente o seu espaço no mercado.
O FASHION Rio e a sua bolsa de comércio de produtos de moda são eventos que já contam com a participação da indústria de moda íntima friburguense há alguns anos e tem favorecido enormemente a imagem do município no cenário da moda. Anualmente, algumas indústrias locais investem na divulgação de seus produtos e abrem novos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior.
ASSIM como a moda, os frequentes congressos de turismo realizados no Rio, principalmente após a eleição da cidade para a realização das Olimpíadas 2016, ampliou significativamente o mercado do turismo no Brasil e no Rio especificamente, favorecendo também outros destinos fora da capital. Negócios, praia e montanha, ecoturismo e cultura são alguns dos itens valorizados que atraem turistas em todas as estações do ano.
AS DUAS oportunidades de negócios têm algo em comum com Nova Friburgo, mas é preciso saber tirar proveito de ambas as situações. Apesar de contar com um grande número de indústrias, formais e informais de moda íntima, constituídas em sua maioria por empresas familiares, o parque industrial friburguense ainda não usufruiu das vantagens de uma grande divulgação.
IGUALMENTE, a rede hoteleira de Nova Friburgo não está preparada para atender a uma demanda maior de turistas que nos visitam motivados pelo turismo de negócios e principalmente pelo ecoturismo, mal-explorado no município. A cidade não tem uma rede hoteleira expressiva em seu centro e ainda não conseguiu construir um centro de convenções que pudesse atrair mais eventos para o município.
O DESAFIO para atingir ao desenvolvimento que todos desejam ainda é muito grande. Mais que realizar promoções individuais, a falta de uma política municipal de turismo tem provocado críticas de promotores e de turistas em geral, notadamente na área de infraestrutura. A cidade ainda não está preparada para o boom turístico que as nossas excepcionais condições favorecem.
A ECONOMIA do município tem na indústria e no turismo dois de seus grandes realizadores e nenhum governo pode fechar os olhos para esta realidade. Os políticos deveriam se debruçar nestes dois importantes fatores, procurando alternativas integradas que coloquem novamente o município na linha de frente do turismo e dos negócios no Estado do Rio. Ainda há tempo.
Deixe o seu comentário