Em seis meses, um bebê já come e reconhece as pessoas a sua volta. Em seis meses, um atleta bate um recorde; em seis meses, ou um semestre, acontece meia temporada de um campeonato. Enquanto isso, em Nova Friburgo, em seis meses pouco pode ser feito e quase nada mudou, apenas a preocupação aumenta, pois os friburguenses estão cada dia mais próximos da estação das chuvas na Região Serrana. E a cidade voltou a ganhar destaque nacional não por sua reconstrução, mas por casos envolvendo corrupção, desvios de verbas, superfaturamento e descaso.
No último dia 12 de junho a Prefeitura recebeu a visita da Polícia Federal e por uma ação da Procuradoria da República documentos foram levados para investigação. Após isso, outras denúncias continuaram a surgir e muitas também foram feitas. Já no Legislativo uma primeira proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) não havia sido aprovada em abril, quando foi barrada pela base de apoio ao prefeito Dermeval Neto. Mas, com a repercussão nacional e muitos nomes envolvidos, a Câmara Municipal colocou novamente em votação a proposta de instaurar uma CPI da tragédia e, assim, em 12 de julho, com grande presença de moradores da cidade na sessão, os vereadores aprovaram a proposta de criação da CPI para investigar denúncias de desvio de verba pública, que deveria ser empregada na recuperação do município, devastado pelas chuvas de janeiro. O vereador Cláudio Damião, do PT, foi o autor da proposta de criação da CPI dois meses antes de sua necessária instauração, a escolha dos membros da comissão que vai investigar as denúncias foi feita na mesma semana e em 19/07, a primeira reunião da CPI da Tragédia, aconteceu na Sala das Comissões da Câmara Municipal. Estiveram presentes todos os seus membros: Cláudio Damião, Professor Pierre, Renato Abi-Râmia, Edson Flávio e Isaque Demani.
A primeira reunião para ouvir os envolvidos acontece no dia 3 de agosto, no plenário da Câmara, quando serão ouvidas algumas das empresas contratadas para prestar serviços ao município, sem licitação, no período da calamidade. Também foram expedidos ofícios notificando o prefeito quanto à instalação da CPI, bem como ao MPF, MPE, TCE, TCU, à CPI da Alerj, à Comissão Parlamentar da Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre o mesmo tema, solicitando cópias de documentos.
E o programa Cidade Real se antecipa à primeira reunião da CPI da Tragédia e apresenta em sua próxima edição o presidente da comissão investigativa, vereador Cláudio Damião, que participa ao vivo do programa deste dia 1º de agosto, junto ao apresentador Zury Maurer. “A proposta é que o programa seja uma oportunidade para que o cidadão apresente suas opiniões sobre o assunto ao legislador e ainda relate o que acha importante ter a atenção da Câmara Municipal neste momento que os representantes dos friburguenses acompanham de perto a reconstrução de Nova Friburgo”, diz Zury.
Para participar o telespectador pode enviar ao vivo sua pergunta ou sugestão pelo e-mail programacidadereal@gmail.com ou pelo telefone 2519-2003. O programa vai ao ar ao vivo, às 22h, pela TV Zoom (canal 10 do sistema RCA). Durante a semana é reprisado em diversos horários. Quem estiver fora da cidade pode assistir pelo site www.tvzoom.com.br.
Deixe o seu comentário