Prefeitura de Nova Friburgo recupera as estradas do município

quinta-feira, 28 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Boa parte de Nova Friburgo ficou completamente destruída pelas fortes chuvas do início do ano, e com a tragédia de 12 de janeiro, bairros inteiros, como Córrego Dantas e Duas Pedras ficaram devastados. Desde então a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Obras trabalha intensamente na recuperação e desobstrução de vias públicas, estradas, praças, na construção de galerias de águas pluviais, muros de contenção, pontes, escolas e retiradas de barreiras por todo o município. Por ter sofrido o maior desastre natural da história do país, há destruição por diversos lugares, e este fator torna estes trabalhos pouco visíveis.

Importantes regiões agrícolas como as localidades de São Lourenço, Campo do Coelho e Vargem Alta, foram agressivamente atingidas e tiveram suas estradas de acesso interrompidas, o que prejudicou temporariamente o escoamento da produção. No entanto, logo após a catástrofe, toda a equipe do governo municipal vem trabalhando arduamente na recuperação e normalização da cidade. Na ocasião, só nas proximidades de São Lourenço, cerca de 20 importantes vias vicinais daquela região foram seriamente afetadas.

Fazenda Campestre, Florândia da Serra, estradas do Ibelga, de São Lourenço, do Jaborandi, de Salinas, dos Três Picos, de Centenário, do Alto Salinas, do Barracão dos Mendes, da Fazenda Rio Grande, de Sebastião de Paula, de Santa Cruz, de Boa Vista, Prainha, Floresta Mendes, entre outras localidades adjacentes, passaram por obras de recuperação como tapa buracos, colocação de bica-corrida, retirada de barreiras, construção e recuperação de pontes e bueiros, da rede de manilhas e de galerias de águas pluviais, além de colocação de asfalto em alguns trechos.

Em Campo do Coelho houve reparos em 25 ruas basicamente com os mesmos serviços. Foram centenas de quilômetros de estradas vicinais que passaram por reparos próximos à região do terceiro distrito.

A Secretaria de Obras está

presente em diversos bairros

e distritos do município

A Secretaria Municipal de Obras esteve com equipes trabalhando arduamente em Vargem Alta, nas estradas das Flores, João Heringer e Ponte Branca, que tiveram trabalhos de retiradas de barreiras, limpeza de bueiros, bicas-corridas e reconstrução de pontes, além das regiões de Lumiar, Mury, Toca da Onça, Galdinópolis e Riograndina. Bairros como Cônego, São Geraldo, Rio Grande de Cima e Loteamento Nova Esperança também tiveram muitas ruas e estradas danificadas e já recuperadas. Sempre em parceria com as secretarias dos bairros e distritos. 

 Atualmente, a secretaria está refazendo as estradas e intensificando os trabalhos no Parque Maria Thereza (na antiga linha do trem até Riograndina), em Varginha e Janela das Andorinhas; no Alto do Catete, e no Morro das Contas até o Jardim Ouro Preto.

Reconstruindo uma nova cidade

Como está o andamento das obras de reestruturação do município atualmente

Muito já está sendo feito desde janeiro, diferente das ações emergenciais, e das obras de recuperação da cidade — que são de responsabilidade do Governo do Estado. A Secretaria Municipal de Obras está trabalhando a todo vapor nas obras de reestruturação, manutenção e conserto da infraestrutura de Nova Friburgo.

De acordo com levantamentos da pasta, atualmente estão sendo construídos na cidade dois muros de contenção, um no Centro, na Rua Silvio Henrique Braune, e o outro no Jardim Califórnia, na Rua Alcindo Alves dos Reis, e também no mesmo bairro, a reconstrução da escola de educação infantil, o Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra. Já em Conselheiro Paulino será feita a reforma da praça principal, com verba já anteriormente aprovada e que só poderá ser destinada às obras da Praça Lafayette Bravo, e, caso não se realize, será obrigatória a devolução da mesma ao Governo Federal.   

Boa parte das galerias de águas da cidade foi destruída com as chuvas, mas as recuperações das mesmas já tiveram início. No distrito de Conselheiro Paulino entre as ruas Lafayette Bravo Filho, Clarindo da Rosa Teixeira, José Augusto Gomes e Mathilde da Silva; no Loteamento Barão, no Jardim Califórnia; em Campo do Coelho estão sendo construídas redes de manilhas de águas pluviais nas ruas José Bandir Condack com Nilo Carneiro Teixeira e Eduardo José Corga. Na Chácara do Paraíso está sendo construída uma galeria na Rua Eugênio do Couto; na Rua Teresópolis, até a Rua Geraldo Pinheiro (rua da delegacia); na Vila Amélia existe a construção da rede de manilhas de águas pluviais. Na Rua Prudente de Morais, na Vila Nova, além da construção da rede de manilhamento, também estão sendo feitos trabalhos de desobstrução de galerias, bueiros e retirada de escombros de casas e prédios.

Seguindo em frente

 Além destas obras de manutenção e conserto, existe a finalização da construção de 54 casas populares na Granja Spinelli, além do término da contenção, aterro e compactação da estrada que dá acesso ao bairro — obra esta que estava parada desde 2007. Há também a finalização da reforma da ponte sobre o Rio Córrego Dantas; a desapropriação de um terreno de 90 mil metros quadrados no Parque das Flores para a construção de 56 casas populares e 150 lotes com toda a infraestrutura; e as obras de asfaltamento na Rua Presidente Vargas e na Rua Gustavo Lira, em Olaria, além do Loteamento Santa Terezinha, em Conselheiro Paulino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade