Trovadores recebem Coral Allons Chanter

quarta-feira, 27 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Trovadores recebem Coral Allons Chanter

No dia dedicado aos trovadores, 18 de julho, os poetas friburguenses decidiram homenagear o Coral Allons Chanter, que reúne alunas da Aliança Francesa de Nova Friburgo. O motivo da homenagem foi a passagem dos dez anos de fundação do coral, que tem se apresentado não só no município, mas também em encontros por todo o Brasil.

A homenagem aconteceu na Casa de Cultura e o coral, como não poderia deixar de ser, se apresentou com o brilhantismo de sempre, interpretando músicas francesas famosas e também peças do cancioneiro brasileiro.

Completando a homenagem dos trovadores ao coral, os poetas Flavio Ferreira da Silva, Dirce Montechiari, Rodolpho Abbud, Ivone Marques Moreira, João Batista Vasconcellos, Terezinha Tavares, Ailto Rodrigues, Dilva Moraes, Denise Cataldi, Cyrléa Noves, Lucia Sertã, Clenir Neves Ribeiro e Elisabeth Souza Cruz compuseram trovas se referindo à França e ao Coral Allons Chanter.

A homenagem dos trovadores ao coral

A Aliança das Artes

“Nova Friburgo tem sido alimentada pela arte e sua alma é mantida por um povo rico em culturas de várias colonizações. Nesta noite de 18 de julho, Dia do Trovador, voltamos nossa atenção para a cultura ‘friburguesa’, resultante da integração Friburgo-França, que teve sua primeira semente lançada em 1978, quando a Aliança Francesa começou a se instalar na cidade.

“Mas, antes, já era familiar em Nova Friburgo, dizer merci beaucoup, bonsoir, oui, je t´aime, pois no antigo curso ginasial era imprescindível que os jovens sentissem o ‘plaisir de parler français’! E tudo isso sem contar a herança trazida pelos imigrantes, de todos os tempos...

“Nós, os trovadores, fazemos parte desta integração, porque estamos sempre conjugando o verbo ‘trouver’, na busca dos achados para embelezar nossas trovas. Afinal, os Jogos Florais nos remetem a Toulouse, na França.

“Allons Chanter, da mesma forma, participa desta “aliança” quando busca encantar através das maravilhosas canções francesas. Nestes dez anos de encanto, diante de cada apresentação do Coral, desperta em nós o desejo de estar ‘sous le ciel de Paris’ e a magia é tanta que passamos a crer que la vie est rose!”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade