Na tarde da última quinta, 21, o salão principal do prédio administrativo César Guinle recebeu Luciano Peccin e Felipe Peccin, idealizadores e organizadores do “Natal Luz” de Gramado, cidade da serra gaúcha. Na pauta do encontro, a possibilidade de trazer este evento para Nova Friburgo. Estiveram presentes também o empresário Henrique Cordeiro Corrêa e José Carlos Motta, secretário municipal de Turismo.
O encontro teve início com apresentação da festa — o que é e como surgiu a ideia de realizá-la. Luciano Peccin explicou que durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, a cidade gaúcha ficava com praticamente zero por cento de lotação da rede hoteleira, e que era preciso criar algum evento para mudar tal cenário. A partir daí o empresário gaúcho teve a ideia de mobilizar todo o município, de modo que a comunidade aderisse ao projeto. A princípio foi criado apenas um coral com alunos da rede pública de ensino, que se apresentaria nos dias próximos ao Natal. Com o passar dos anos a festa foi se tornando tradicional e atraindo cada vez mais turistas. Além do coral, os organizadores também iniciaram a ornamentação da cidade com material reciclado, principalmente a fabricação de árvores de Natal com garrafas pet.
Na reunião em Nova Friburgo, Luciano e Felipe Peccin, pai e filho, respectivamente, ressaltaram que em momento algum sua visita seria para trazer uma “solução pronta”, mas que poderiam ajudar na elaboração e, posteriormente, na execução do projeto friburguense. “Não somos os salvadores da pátria e nem queremos chegar aqui com soluções prontas. Viemos aqui falar sobre nossa experiência e nos colocar à disposição da população friburguense”, relatou Luciano.
Ao fim da reunião, Henrique Cordeiro convidou os presentes a comparecer ao auditório do Centro Administrativo César Guinle, nesta quarta, 27, às 15h, para dar início à organização do primeiro Natal Luz de Nova Friburgo. Luciano Peccin lançou um desafio: conseguir organizar um coral com alunos da rede pública de ensino para se apresentarem em dezembro próximo. “Caso consigam obter êxito com apenas esse coral, em 2012 vocês poderiam programar uma festa maior, com mais atrações e, consequentemente, um público também maior”, concluiu Luciano.
Deixe o seu comentário