Luiz Augusto Queiroz
Nos anos de 1999 e 2007 a Prefeitura de Nova Friburgo realizou concurso público visando o preenchimento de cerca de quatro mil vagas. No primeiro ano os candidatos foram aprovados, porém, em janeiro de 2001, a então prefeita Saudade Braga, em seu segundo decreto de governo, anulou o concurso, alegando irregularidades. Já as provas de 2007 visaram o preenchimento das vagas não ocupadas pelo concurso anterior (1999). Agora os concursados de 1999 estão sendo convocados e reempossados, e a medida do prefeito Dermeval Neto divide opiniões. A VOZ DA SERRA foi às ruas ouvir a população sobre o impasse: afinal, a Justiça deveria legalizar o primeiro concurso (1999) ou anulá-lo, sendo então realizado um novo concurso?
“Tem que legalizar o primeiro (1999). Eu acho que tem que ser legalizado o concurso de 99, sim. É uma injustiça com o povo não legalizar. E como ficariam essas pessoas que passaram nesse concurso? Por isso acho que deve sim ser legalizado, ainda mais que já se passaram tantos anos”
Maria José Rodrigues, costureira autônoma, Perissê
“É difícil responder isso, porque eles que estão lá no meio do negócio é que devem saber mais. A gente que está do lado de fora é difícil saber. É igual ser prefeito, o cara acha que é fácil, depois que está lá dentro vê que não é. Cada um vai ter uma opinião. A Justiça que tem que resolver, ela que tem que tomar uma atitude. Se a gente falar que está certo, a gente não sabe. Se falar que está errado também, a gente não sabe. Eu não sou nem a favor, nem contra. A Justiça é que deve decidir.”
David de Abreu; aposentado, Parque Santa Eliza
“Deve ser validado sim o concurso de 99. Porque desde o momento que chamou o pessoal de volta é porque alguma coisa tem. Seria injusto esse concurso ser anulado. Imagina ter que fazer outro, uma burocracia muito grande. No próximo ano não pode por ser realizado concurso por ser ano eleitoral, então, teria que ser só em 2013. Então, com certeza absoluta, esse concurso de 99 deve ser validado sim”.
Luiz Carlos Brandão; funcionário público, Olaria
“Eu acho que deve validar esse concurso sim. Não tem como fazer outro, foram muitas pessoas que fizeram o concurso. As pessoas se empenharam e também estão esperando uma resposta. Aí vai tirar um e convocar outro? Vai ser mais uma demanda, mais pessoas envolvidas. Então, acho que não tem por que anular e convocar outro. Muita gente está precisando trabalhar, muito professor aí que está desempregado, muitos colégios sem professores. Por isso, acho que anular esse concurso seria um retrocesso”.
Daniela Cunha; recepcionista, Cordoeira
“Sou a favor da validação desse concurso sim. Ele é a garantia de emprego para as pessoas que precisam trabalhar. Por que não chamar os aprovados de 99? Ajusta toda a folha de pagamento da Prefeitura, e aí sim, na carência de trabalhadores, eles formulam um novo concurso e preenchem essas vagas não ocupadas. Essas pessoas aprovadas em 99 não podem ser prejudicadas, pois se esforçaram para conseguir a aprovação”.
André Luis Ricarte, funcionário público, Braunes
“Eu não tenho opinião formada a respeito deste tema, mas acredito que as autoridades devam ter bom senso e aprovar o que for melhor para a cidade. Se for melhor anular, que se anule. Se for melhor validar, que se valide, então. Só não pode é ficar esse tempo todo brigando para saber se vai valer ou não, se vai convocar outro concurso ou não”.
Antônio Aucar, empresário aposentado, Centro
“Não acho que deveria ser anulado o concurso de 99. Porque, quem passou, vai ser prejudicado. Imagina quem estudou, se dedicou, conseguiu ser aprovado e agora não vai ser chamado nem poder trabalhar? Acho que não deveria ser anulado. Muitas pessoas precisam trabalhar e estudaram para isso”.
Aline Mozar, costureira, Lumiar.
Deixe o seu comentário