Uerj continua inscrevendo para MBA em gestão empresarial

terça-feira, 26 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O curso MBA em gestão empresarial, previsto pela Uerj para ter início no mês de outubro, continua com inscrições abertas. As aulas serão ministradas aos sábados, em Nova Friburgo, por professores da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Uerj, com o mesmo programa que é oferecido para o MBA no Rio. O aluno aprovado estará apto a receber o diploma de pós-graduação em gestão empresarial pela Uerj. Já os professores da Uerj vão se deslocar a Nova Friburgo para ministrar as aulas, não precisando que o aluno tenha custos de transporte, hospedagem, perda de tempo e outros incômodos.

O consultor em gestão Aloisio Pombo concedeu, inclusive, entrevista esta semana à Luau TV, quando falou sobre o marketing do MBA, que foi transmitida ontem, com reprise hoje, 23, às 10h10.

Segundo Aloisio, o marketing-integrado é uma ferramenta e faz parte das melhores práticas de gestão, que são indispensáveis na complementação da gestão estratégica empresarial. São várias as técnicas que os gestores podem utilizar para integrar os “4 Pês do Marketing” – produto, preço, praça e propaganda.

Algumas das técnicas até agora aplicadas foram: ao comunicar a notícia ao jornal, que a FAF, da Uerj, ministrará o MBA em Nova Friburgo, foi feita a publicidade; A VOZ DA SERRA foi o veículo de mídia que fez a publicidade e propaganda da notícia; todo o produto tem uma marca. Foram associadas as marcas MBA, Uerj, Pombo e Universidade de Tours da França; a escolha da praça de Nova Friburgo para ministrar o MBA foi uma questão de logística, isto é, o produto vem ao cliente para proporcionar conveniência ao aluno. No marketing, os quatro pês precisam criar valor para o cliente. A relação de confiança é um dos impulsionadores de valor e a tradicional marca Uerj se encarrega disso e trará seus professores que são doutores e mestres. Enquanto as empresas valorizam um candidato com um bom diploma no currículo, o MBA oferecerá menor custo relativo por um maior valor para o aluno. Algumas pessoas reclamam que se inscrevem em MBAs no Rio e em Niterói, com perdas de tempo, custos de deslocamento, horas de trabalho, e até faltando aulas; o marketing também é pesquisa do mercado e das necessidades do consumidor. A FAF escolheu a praça e o ponto. A cidade de Nova Friburgo foi uma decisão estratégica de se posicionar para sediar o MBA. Assim, receberá alunos da cidade e de Teresópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Itaperuna, Campos, Macaé, Itaboraí, Niterói, entre outras, onde existem clientes potenciais.

Todos esses itens demonstram como funciona na prática a execução do marketing-integrado e é dessa forma que ele deve ser chamado de estratégico. Anunciar é indispensável, mas é apenas uma das pernas dos 4 Pês.

Mais detalhes sobre o mundo do marketing e da gestão empresarial em www.instituto-internacional.org/mba-uerj.asp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade