Na manhã da última sexta-feira, 22, a sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) recebeu um bom público para mais um edição do Café na Roça. Na oportunidade, os presentes puderam degustar um pouco das delícias produzidas na localidade rural de Centenário. Bolos, cafés, chás, broas, tortas e diversos quitutes foram oferecidos aos visitantes, além de diversas peças artesanais, que puderam ser conferidas em exposição. O Café na Roça, que faz parte do projeto “Rural Legal”, sob a coordenação de Dalva Brust, visa à valorização da população rural do município, além de garantir a geração de emprego, renda e capacitação profissional.
Além da culinária e artesanato, o evento contou também com a apresentação dos meninos de Três Picos com a dança folclórica “mineiro-pau”, que consiste numa mistura de dança e luta, em que os integrantes simulam uma espécie de defesa pessoal. Depois da apresentação folclórica, os participantes foram ao sobrado da Acianf para conferir as iguarias produzidas na localidade rural. Estavam presentes produtoras rurais e convidados. “Esse projeto é muito importante, pois ajuda na divulgação e valorização dos nossos produtos”, contou Luana da Silva, artesã e produtora agrícola.
O projeto Rural Legal, surgido no primeiro semestre deste ano, trabalha com aproximadamente 15 vilas do 3° distrito (Campo do Coelho), num total de 643 famílias. Promove a qualificação profissional, sobretudo das mulheres e jovens, facilitando sua fixação no campo, e fortalecendo suas economias. “O Rural Legal também tem o objetivo de incentivar nos produtores o espírito cooperativista e associativista, para que eles se unam e se fortaleçam enquanto agentes de transformação social”, relatou Dalva Brust, coordenadora do Rural Legal.
Recentemente o projeto também vinha distribuindo kits de benefícios para o lar às famílias atingidas pelas chuvas de janeiro. Na sexta, 22, foi feita a última entrega desses kits: 71 famílias que se encontravam em extrema carência receberam os donativos. As doações chegaram ao fim, porém, o projeto Rural Legal continuará levando cursos de capacitação, experiências e novidades aos jovens e mulheres do campo.
Deixe o seu comentário