Desde o lançamento da pedra fundamental do início das obras de instalação da estação de tratamento de esgoto (ETE) Centro, no dia 13 de junho passado, a concessionária Águas de Nova Friburgo deu início também às obras de implementação do sistema de esgotamento sanitário do centro da cidade. Há cerca de um mês uma empreiteira contratada pela concessionária está trabalhando na instalação da tubulação de coleta de esgoto ao longo do Rio Bengalas.
De acordo com concessionária, a coleta dos esgotos através dos interceptores é uma solução já consagrada e utilizada em diversos municípios do Brasil e exterior, tais como Poços de Caldas, Cachoeiro do Itapemirim, Viçosa, Strasbourg e Bordure (França) e caracteriza uma forma rápida e eficiente de solucionar a questão do lançamento de esgoto não tratado na bacia do Rio Bengalas.
Os efluentes sanitários coletados por esta tubulação serão encaminhados para a ETE Centro. A nova ETE está sendo construída em terreno de dois mil metros quadrados no Curral do Sol, no trevo de Duas Pedras, e será projetada para tratar cerca de 180 litros de esgoto por segundo, isto é, 40% do esgoto gerado em todo o município.
A ETE Centro, terceira estação de tratamento de esgoto a ser construída pela Águas de Nova Friburgo — que já opera a ETE Olaria e deverá inaugurar a ETE Campo do Coelho no próximo mês —, é a maior estação do projeto da concessionária, que prevê ainda a construção de estações de tratamento de esgotos em Conselheiro Paulino, Ponte da Saudade, Cônego e Córrego Dantas.
A ETE Centro deverá ser inaugurada ainda este ano, em dezembro, e beneficiará 12 bairros: Vilage, Vila Nova, Vila Amélia, Tingly, Braunes, Bairro Suíço, Lagoinha, Chácara do paraíso, Bom Jesus, Duas Pedras, parte do Cordoeira e parte do Centro.
Deixe o seu comentário