(SECOM) - Empresários de Rondônia, — das cidades de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Rolim de Moura — estiveram em Nova Friburgo, visitando o Centro de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Inovação, Ensino Profissionalizante e Superior. Acompanharam a visita os secretários de Ciência e Tecnologia, Igor Pinto, e de Comunicação Social, David Massena. Além do analista do Sebrae, Diogo Pereira Teixeira — representante da gestora do Projeto de Moda Íntima do Sebrae, Caroline Jorge Gomes.
Os empresários ficaram surpreendidos com a visão social e empreendedora que o governo municipal teve ao incentivar e ampliar cursos gratuitos de qualificação da mão de obra para as confecções da cidade.
O secretário de Tecnologia Igor Pinto reafirmou a importância da parceria dos gestores públicos com a iniciativa privada. “Ao ouvirmos a demanda de nossa cidade em relação a qualificação profissional, estamos sempre procurando buscar cursos que atendam as necessidades das empresas. A Prefeitura Municipal promove o crescimento social e geração de renda da população”.
O secretário de Comunicação Social destacou que a profissão de costureira dentro do processo histórico e cultural de Nova Friburgo sempre foi uma posição que diferenciava o papel da mulher na sociedade. “Friburgo representa hoje 30% da indústria do Estado. O papel das costureiras se diferencia porque elas são um elemento primordial no desenvolvimento cultural, social e econômico do município. Na tragédia, mais uma vez, as costureiras salvam a economia do município pois, rapidamente as confecções e as costureiras se reorganizaram e colocaram a economia para se movimentar”, declarou David Massena.
Município encanta pela organização e pelo empreendedorismo
O secretário de Planejamento e Coordenação Geral e Gestão do município de Pimenta Bueno, Cláudio Rocha Cardoso destacou que o objetivo da visita a Nova Friburgo foi de conhecer a maneira como as pessoas trabalham no polo de modo íntima mais famoso do Estado do Rio. “Faz parte da nossa administração em Pimenta Bueno, incentivar a geração de emprego e renda para o nosso município. Ao chegar em Nova Friburgo nos deparamos com uma realidade que vem ao encontro dos nossos anseios: a parceria entre o público e o privado. Esse diferencial está presente em Friburgo e realmente acontece”, declarou Cláudio Cardoso.
O empresário e Conselheiro do Sebrae e vice-presidente da Associação Comercial de Pimenta Bueno, Gerson Zanatto afirmou que a visitia a o Centro de Formação Profissional foi um aprendizado que vamos levar para a nossa cidade. “Queremos o desenvolvimento do nosso município e precisamos buscar tecnologia e know how para melhor qualificarmos a mão de obra da cidade, nos foi indicado pelo Sebrae essa visita aos polos de confecções da Região Serrana do Rio e estamos surpreendidos”, afirmou.
Gerson disse ainda que a organização, a forma como os friburguenses trabalham e a dedicação são um exemplo que deve ser seguido. “A participação do público, da Prefeitura, em parceria com o privado fomentando ações de desenvolvimento social é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Friburgo está de parabéns, estamos saindo daqui com uma nova visão”, finalizou.
Deixe o seu comentário