Ano passado, o desportista friburguense Izaias Schuindt Estevo, 34 anos, esteve na Bolívia para uma aventura de escalada no Nevado Huayna Potosí, com 6088 metros de altitude em relação ao nível do mar. Foi uma experiência bastante feliz para ele, pois, além da escalada, pôde estreitar relações com atletas de várias partes do mundo. Recentemente ele retornou à Bolívia para uma nova aventura. “Foi sensacional retornar à Bolívia e rever alguns amigos que fiz ano passado. Passei um período de muita satisfação, porque conheci mais dois outros pontos turísticos de categoria internacional”, conta Izaias.
Desta vez ele visitou as duas montanhas mais altas: Nevado Sajama, com 6.542 metros de altitude, e Nevado Illimane, 6.462 metros. Ele ficou quatro semanas — duas para aclimatação —, permanecendo cinco dias em cada montanha. Na Sajama saiu do acampamento alto a 5.700 metros às 2h e a percorreu em cinco horas e meia; no Illimane, saiu do acampamento alto no mesmo horário e chegou ao cume em oito horas. Esta montanha é mais baixa, mas o acesso bem mais difícil.
Ele percorreu a aventura com 50% de oxigênio, temperatura entre 1 e 10 graus, e teve que contratar guias locais. Izaias passou por cidades como Sajama, na fronteira com o Chile; Illimane, próximo a La Paz, capital da Bolívia. Além da metade do oxigênio, o ar é muito frio e seco, o que provocou feridas em seu nariz e muita dor de cabeça.
No período de aclimatação ele ficou quatro dias em La Paz, quatro dias a 3.600 metros de altitude; três dias na Ilha do Sol, no Lago Titicaca, a mais ou menos 4.100 metros; a base, seis dias, foi na Montanha Potosí, a 4.700 metros. “Passei de cinco mil metros e cheguei ao cume da montanha no segundo dia, num momento de muita alegria, pois alcancei meu objetivo”, diz o atleta.
O montanhista, que é funcionário do Banco do Brasil e maratonista, fez toda essa aventura sozinho, bancando as despesas, sem patrocinador, contratou guia para se orientar em alguns locais, mas considera a experiência importante, tendo programado para 2012 outra aventura à Cordilheira Branca, no Peru. Outras fotos da viagem de Izaias podem ser obtidas no site www.flickr.com/photos/isaiasschuindt.
Deixe o seu comentário