Nova Friburgo conta com comitê de maus-tratos

terça-feira, 19 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo implantou o Comitê de Acompanhamento das Notificações de Maus-Tratos contra crianças e adolescentes. Quem nos conta esta novidade é a assistente social Margarida Schmidt — que ao avaliar as atividades do Programa de Prevenção de Acidentes e Violência (PPAV) percebeu a importância do enfrentamento de qualquer tipo de violência contra este público. Dados do Ministério apontam a violência como um agravante para a saúde pública. Ela constitui, hoje, a principal causa da morte infantil, a partir dos 5 anos. O grupo multidisciplinar, que se reune mensalmente, discute as notificações encaminhadas pelas unidades de saúde e posteriormente propõe medidas de apoio e acompanhamento para as crianças vitimadas.

O Comitê é coordenado pelo PPAV e se compõe de várias instituições — entre eles estão o Conselho Tutelar, Juizado da Infância, Casa da Criança e do Adolescente, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Instituto Girassol, Vigilância Epidemiológica, Programa de Saúde Mental e hospitais Maternidade e Raul Sertã. Para Margarida, a rede é uma estratégia importante e desafiadora no enfrentamento da violência doméstica. “Por ser tão complexa, que acreditamos ser viável e possível, através do comitê, a realização de um trabalho intersetorial que ajude na erradicação da violência”, diz a coordenadora.

O Comitê de maus-tratos visa a proteção integral da criança e do adolescente vitimados, que merecem ter seus direitos garantidos. Para tanto, é necessário que o profissional de saúde preencha corretamente a ficha de notificação de maus-tratos sempre que houver qualquer suspeita. “Por isso a importância das instituições, pois todas elas têm profissionais da área da saúde que recebem as crianças”, diz Margarida.

Outro avanço, segundo a coordenadora do PPAV, é a implantação da ficha única para notificar a violência perpetrada também contra a mulher e o idoso. Este material é fornecido pelo PPAV para todos os hospitais e unidades pública e privada.

A sede do PPAV fica no Departamento de Vigilância em Saúde. Maiores informações para esclarecimentos e parcerias pelo telefone 2543-6293.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade